Vereadores acompanham Dia de Campo realizado pelo Município

Ronaldo Quintão (PP), Professor Sebastian (PSB), Hélio da Nazaré (PSD), Rogério Silva (MDB) e Melquezedeque Ferreira Soares (MDB) participaram nesta sexta-feira, dia 29, do Dia de Campo realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e entidades parceiras. Em uma propriedade localizada no Assentamento Antonio Conselheiro acadêmicos da Unemat, Escola Técnica Estadual e pessoas interessadas conheceram novas tecnologias aplicadas ao cultivo do abacaxi.

Durante o evento os participantes conheceram a plantadeira de mudas de abacaxi, capaz de plantar e adubar duas linhas de abacaxi. O equipamento possibilita plantar em média quatro mil mudas de abacaxi por hora com distribuição e profundidade uniforme. Para os abacaxicultores a tecnologia proporciona melhor utilização da área de plantio, mais rendimento e redução de custo operacional.

Com método de plantio semi mecanizado, o equipamento é montado em um sistema hidráulico de três pontos, acoplado a tomada de força do trator. Com uma caixa de transporte com capacidade para quatro mil mudas em média, a plantadeira dispõe de itens de segurança e assentos dois operadores.

DIA DE CAMPO – Realizado em parceria com a Unemat, o Dia de Campo promovido pelo poder público municipal tem como objetivo a transferência de tecnologia. O município mantém parcerias junto a instituições educacionais, sindicatos e associações do setor, com o intuito de desenvolver e apresentar tecnologias que possam ser aplicadas e incentivar a agricultura familiar, transformando conhecimento adquirido em atividades agrícolas de geração de renda.