PSF Vila Araputanga será nominado ‘Laire Servilha Reina’ em homenagem ao pioneiro

Familiares de Laire Servilha, homenageados na 27ª Sessão Ordinária.

O Pograma Saúde da Família, PSF localizado na Rua Seis, da Vila Araputanga,  se chamará ‘Laire Servilha Reina’ em homenagem ao pioneiro falecido em 2013. A nominação proposta através do 𝐏𝐑𝐎𝐉𝐄𝐓𝐎 𝐃𝐄 𝐋𝐄𝐈 𝐍º 34/𝟐𝟎𝟐𝟑, de autoria do Legislativo, visa homenagear o cidadão paulista que se mudou para Tangará da Serra, no ano de 1975.

No texto, o vereador proponente Hélio da Nazaré (PSD) justifica que a homenagem se deve ao empenho de Laire Servilha a comunidade do Bairro, ao qual morou por mais de quatro décadas. Sempre em busca do crescimento e desenvolvimento de sua cidade do coração e sobretudo, da Vila Araputanga, contribuiu com a gestão municipal à época, para a denominação das ruas do Bairro, sugerindo que fossem nomes indígenas.

“Idéia em razão de que sua cidade natal Tupã, no estado de São Paulo, tinha as ruas assim descritas, e então os logradouros foram nominados Parecis, Guarani, Tupi, Paiaguás, Coxiponés, Xavantes e Kayabi. Na Vila Araputanga, morou no mesmo endereço até o seu falecimento em 24 de julho de 2013, aos 80 anos, mas o legado da família Servilha Reina, continua viva em razão de seus descendentes, visto que todos os seus filhos vivos, residem no local”.

No anseio em desbravar um novo Estado e uma nova cidade, fez com que Laire Servilha Reina escolhesse Tangará da Serra para viver com sua família e por esta decisão, aqui encontrá-se por meio deste pioneiro a família Servilha que há quase meio século contribuem para o progresso deste Município.

A nominação do PSF Vila Araputanga foi aprovada por unanimidade, 13 votos favoráveis, na 27ª Sessão Ordinária, e o projeto segue para sanção do Executivo, com vigência determinada após a publicação no Diário Oficial do Município. Confira a biografia de ‘Laire Servilha Reina.

Histórico Laire Servilha Reina

*20/03/1933          +24/07/2013

Laire Servilha Reina, nascido em 20 de março de 1933 na cidade de Penápolis – SP, mudou-se com apenas dois anos de vida para Tupã- SP, acompanhados de seus pais Miguel Servilha Granado e Francisca Reina Alcaraz, ambos espanhóis, ele nascido em Cordova e ela nascida em Granada.

Laire Servilha Reina casou-se com Mansano no dia dois de fevereiro do ano de 1954, ocasião em que ela passou a se chamar Ana Martins Servilha, o casal teve quatro filhas e um filho, sendo eles: Regina Maria Servilha Martins, Ivani Servilha Pereira, Sônia Servilha da Rocha Silva, Edson Servilha Martins e Sueli Servilha Martins.

Laire Servilha Reina mudou-se para Tangará da Serra - MT em 1975, quanto à chegada em Tangará da Serra – MT, aqui não havia sequer banco, sendo que para realizar operação bancária o Sr. Laire Servilha Reina precisava ir até Barra do Bugres - MT. Situação peculiar que nessa época apesar da pequena distância de 80 km entre Tangará da Serra e Barra do Bugres era necessário levar mala com roupas, visto que se chovesse não era possível voltar no mesmo dia, pois com chuva a serra do Tapirapuã ficava intrafegável em razão do atoleiro que se formava. Chegando a Tangará da Serra - MT comprou um sítio na região do ‘Cedro’ vivendo lá por 05 anos, quando vendeu o imóvel rural vindo a adquirir outro na zona rural denominada “12” também em Tangará da Serra - MT, tirando da terra seu sustento na condição de pequeno agricultor, no ano de 1986 mudou-se da zona rural da “12” vindo a residir no Bairro Vila Araputanga, zona urbana.

O Sr. Laire Servilha Reina foi um pioneiro que buscava o crescimento e desenvolvimento da sua cidade do coração “Tangará da Serra – MT”, sobretudo foi no Bairro Vila Araputanga que escolheu para viver. Atentando a isso, Laire Servilha Reina foi o percussor na atual denominação das ruas da Vila Araputanga, sugerindo e trabalhando perante a gestão municipal na época, para que fosse colocada nos logradouros do bairro nomes indígena, tal idéia se deu em razão de que na sua cidade natal “Tupã” as ruas são assim descritas.

Assim sendo, as ruas da Vila Araputanga passaram a se chamar: Parecis, Guarani, Tupi, Paiaguás, Coxiponés, Xavantes e Kayabi.

Aqui, na Vila Araputanga, Laire Servilha Reina morou no mesmo endereço até o seu falecimento, que foi em 24 de julho de 2013, aos 80 anos de idade. Mas o legado de Laire Servilha Reina continua vivo nesta cidade em razão dos seus descentes, filhos e netos, que aqui residem.

Assim, dos pioneiros Laire Servilha Reina e Ana Martins Servilha, falecida em 29 de março de 2016, a continuidade do amor por esta cidade, visto que todos os seus filhos vivos residem na Vila Araputanga, nesta cidade. A única filha falecida é Sônia Servilha da Rocha Silva + 24/12/2020 que até o seu óbito sempre residiu em Tangará da Serra – MT e está enterrada no cemitério Jardim Da Paz juntamente com seus pais. Reside nesta cidade quase a totalidade de seus netos sendo eles:

Genesis Servilha Kashima, Wallace Servilha Kashima, Wellington Servilha Kashima, Ana Kelly Servilha Kashima filhos de Regina Maria Servilha Martins; Clayton Fabiano Servilha Pereira, Roger Servilha Pereira, Rita de Cassia Servilha Pereira Schaab filhos de Ivani Servilha Pereira; Ana Katia Servilha da Rocha Sampaio, Stefania Aparecida Tórtora, filhas de Sônia Servilha da Rocha Silva “in memorian”; Ana Claudia Servilha Pereira, Paulo Sergio Patrick Servilha Pereira, filhos de Edson Servilha Martins. Sueide Patricia Oliani, Gustavo Servilha Pacheco, filhos de Sueli Servilha Martins.

No anseio em desbravar um novo Estado, quiçá uma nova cidade, fez com que Laire Servilha Reina escolhesse Tangará da Serra – MT, para viver com sua família e por esta escolha e decisão, aqui encontra - se por meio deste pioneiro a família Servilha que há quase meio século aqui residem.