Câmara concede moção de aplausos aos profissionais do Conselho Regional de Odontologia

A Câmara Municipal concedeu na 36ª Sessão Ordinária, 24 de setembro, Moção de Aplausos e Congratulações aos profissionais do Conselho Regional de Odontologia (CRO-MT) pelos relevantes serviços prestados à comunidade do Município de Tangará da Serra.

Por iniciativa do vereador Fabio Brito (PSDB), o parlamento municipal reconhece publicamente por meio da moção de aplausos nº 30/2023, o empenho e dedicação de seus membros, ao Conselho Regional de Odontologia, que têm por finalidade a supervisão da ética profissional em toda a República, cabendo-lhes entre outras importantes funções, zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão.

“Atualmente o conselho regional atua de forma descentralizada com quatro delegacias regionais; Barra do Garças, Sinop, Rondonópolis e desde 2019, em Tangará da Serra, presidida pelo cirurgião dentista Dr. José Marcos Squillace, que busca aproximar os colegas da atual gestão, otimizar e descentralizar os procedimentos internos de registros e fiscalização, além de atuar na educação continuada dos profissionais na forma de palestras e congressos”.

O Conselho Federal e o Conselho Regional de Odontologia, criados pela lei nº 4.324, de 14 de abril de 1964. Em Mato Grosso o CRO, foi criado em 31 de março de 1967 e teve como seu primeiro presidente o Dr. Moisés Mendes Martins Junior até o ano de 1971. Com a divisão do estado de Mato Grosso, surge em 1º de janeiro de 1978, o CRO-MS. Dá-se o retorno então, da sede do CRO-MT para Cuiabá. A atual gestão Estadual, biênio 2022-2023 é presidida pela segunda vez, por uma mulher, desde sua fundação, tendo no comando a Dra. Wânia Christina Figueiredo Dantas.

Diante ao trabalho de promoção a saúde e valorização profissional da categoria, o Poder Legislativo prestou a honraria aos 15 dentistas, membros do Conselho Regional de Odontologia do Município. A Câmara Municipal de Tangará da Serra estabelece, no Regimento Interno da Casa, a concessão de títulos e honrarias a pessoas e instituições que desempenham ações em prol do crescimento, proteção, defesa e desenvolvimento da cidade. Foram homenageados, com Moção de Aplausos e Congratulações, os profissionais:

 

                1.            TANIA LUCIA SANCHES PATO                   

                2.            RICARDO SANDRI CARVALHO   

                3.            NADELMA AMBROSI FRANCHIN             

                4.            LUIZ CARLOS DORETO DA ROCHA           

                5.            LUCIANA MOREIRA                      

                6.            HELGA CAVALINI MIRANDA MORATELLI             

                7.            CRISTIANE TONIN MAGNANI   

               8.             CRISTIANE VARANDA VENTRESQUI GUEDES DALEFFE  

               9.             CLEINER NAVES RIBEIRO CARVALHO     

              10.           CELSO DEL LAMA FILHO              

              11.           CARLOS MARCELO TAKAHARA                

              12.           ANDREIA FRANÇA                         

              13.           ANA MARIA DRIGHETTI DEL LAMA        

              14.           ADENILSON BANZATI VIANA    

              15.           TÂNIA SANTOS RACIM MUNHOZ

 

 

CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA – CRO/MT

Justificativa

O Conselho Federal e o Conselho Regional de Odontologia, criados pela lei nº 4.324, de 14 de abril de 1964, regulamentada pelo decreto nº 68.704, de 03 de junho de 1971, constituem Autarquia Federal dotados de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira. O Conselho Regional de Odontologia se rege pelas disposições da lei que o criou. É a unidade regional através do qual a autarquia, no estado, responde perante a administração pública pelo efetivo atendimento dos abjetos legais de interesse público que determinaram a sua criação.

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso foi criado em 31 de março de 1967 e teve como seu primeiro presidente o Dr. Moisés Mendes Martins Junior até o ano de 1971. Após esta data a sede do CRO foi transferida para Campo Grande, tendo tido como Presidentes naquela sede. Com a divisão do estado de Mato Grosso surge em 1º de janeiro de 1978, o CRO-MS. Dá-se o retorno da sede do CRO-MT para Cuiabá-MT.

 O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Odontologia têm por finalidade a supervisão da ética profissional em toda a República, cabendo-lhes entre outras importantes funções, zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que as exercem como os Técnicos em  Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária. A atual gestão Estadual, biênio 2022 - 2023, tem a honra de ser presidido pela segunda vez, por uma mulher, desde sua fundação. Sendo o quadro da atual da gestão composto por.

 

Presidente: Dra. Wânia Christina Figueiredo Dantas

Secretária: Dra. Ana Paula da Cunha Barbosa de Lima

Tesoureiro: Dr. Roberto Maia de Almeida, e demais conselheiros...

 

Atualmente o conselho regional atua de forma descentralizada com 04 delegacias regionais: Barra do Garças, Sinop, Rondonópolis e desde 2019 em Tangará da Serra. Representado em nossa cidade pelo Cirurgião Dentista Dr. José Marcos Squillace, as delegacias têm por finalidade aproximar os colegas da atual gestão, otimizar e descentralizar os procedimentos internos de registros e fiscalização, além de atuar na educação continuada dos profissionais na forma de palestras e como parceiro nos congressos profissionais destinados a categoria.

Sendo uma de suas atribuições fiscalizar o exercício da profissão, em harmonia com os órgãos sanitários competentes, o Conselho vem atuando fortemente junto a gestão municipal, na orientação por meio de dossiês produzidos pelos fiscais com o objetivo de melhorar a prestação de serviços no atendimento odontológico nos setores público e privado. Hoje o Estado de Mato Grosso tem o privilégio de ter, como conselheiro efetivo do Conselho Federal de Odontologia, o Cirurgião Dentista Dr. Luiz Evaristo Ricci Volpato, que atualmente ocupa o cargo de Tesoureiro dessa autarquia.

Visando ser referência como entidade de classe profissional por suas práticas organizacionais de excelência, o Conselho Regional de Odontologia do Estado de Mato Grosso tem como valores a Transparência nas ações, Ética como princípio fundamental, Valorização profissional, Responsabilidade socioambiental e Inovação. Sabedores de que a saúde do corpo começa por uma adequada saúde bucal, na data de hoje, na presença ilustre da atual presidente do Conselho Regional de Odontologia do estado de Mato Grosso, Dra. Wânia Christina Figueiredo Dantas, recentemente reeleita para o biênio 2024-2025 e demais autoridades.