Wilson Verta volta a propor projeto de farmácia móvel

Wilson Verta (PSDB) voltou a sugerir ao prefeito Fábio Junqueira (PMDB) a implantação de um projeto de farmácia móvel, nos moldes do “Farmácia Mais Perto”, já realizado por diversas prefeituras em todo o país. Verta afirma que a iniciativa coloca à disposição todos os medicamentos encontrados nas farmácias do município, que se encontram na lista básica de medicamentos.

“O acesso da população aos medicamentos distribuídos através da rede pública municipal de Saúde seria facilitado, com a implantação do projeto Farmácia Mais Perto, que é um programa é voltado justamente para as pessoas que moram em locais distantes de farmácias, Postos de Saúde ou que não possuem condições financeiras de adquirir os remédios, principalmente moradores de assentamentos e glebas”, defende o vereador Wilson Verta.

A sugestão do vereador já havia sido encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde no mês de junho, mas ainda não há sinal positivo de que será acatada. “Com a implantação do programa, uma das conseqüências será a redução do fluxo de pessoas que diariamente comparecem atualmente aos postos. Além disso, oportunizará o acesso às medicações de forma mais simples e rápida”, argumenta Verta.

Segundo o vereador, a execução do programa exige que um farmacêutico acompanhe diariamente a entrega de medicamentos, orientando as pessoas. Essa medida também reduz as chances de uso incorreto da medicação, sendo que os medicamentos são fornecidos mediante apresentação de receita médica.

“O programa visa facilitar e dinamizar o trabalho dos profissionais nos postos de saúde da cidade, desacumulando a demanda da retirada de medicamentos”, afirma Verta ao adiantar que sua expectativa é de que a proposta seja bem acatada, beneficiando a população.