Vereadores atendem comunidade e prestam homenagem à Pedro Teste

MARCOS FIGUEIRÓ

Jornalista da Câmara

A Câmara Municipal de Tangará da Serra aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 32/2023 que visa homenagear o pioneiro Pedro Teste. Após a sanção, a Rua 41, situada no Jardim Shangri-Lá, será oficialmente renomeada como "Rua Pedro Teste". A autora do projeto, vereadora Elaine Antunes (PODE), argumenta que a atende pedido da comunidade.

A decisão de renomear a Rua 41 em homenagem a Pedro Teste é respaldada por uma vida de dedicação à comunidade e ao desenvolvimento do Jardim Shangri-Lá, bairro onde ele residiu por 31 anos.

Pedro Teste nasceu na cidade de Catupery, São Paulo, em 1927, e seus pais, Américo Teste e Hermínia, foram fundamentais na formação de seus valores e princípios. Casou-se com Aparecida Mancine, que adotou o sobrenome Teste, e desse matrimônio tiveram onze filhos. A decisão de buscar novas oportunidades de vida levou a família a se estabelecer em Tangará da Serra, Mato Grosso, em 1979. A região foi escolhida por suas terras férteis e propícias à agricultura e pecuária, além das perspectivas na área da construção civil.

Os Teste inicialmente moraram na Comunidade Córrego das Pedras, onde Pedro contribuiu ativamente com a comunidade cavando valas para o encanamento de água e auxiliando na construção do Salão Comunitário. Sua profissão de carpinteiro permitiu que ele construísse muitas casas, contribuindo significativamente para o crescimento e desenvolvimento do Jardim Shangri-Lá.

Em 1986, Pedro Teste enfrentou a triste perda de sua amada esposa, tornando-se viúvo. Apesar da dor, ele permaneceu ativo na comunidade e continuou sua contribuição para o bairro que escolheu como seu lar. Sua simplicidade e disposição foram inestimáveis enquanto ajudava a desenvolver o Jardim Shangri-Lá.

Pedro Teste residiu no Jardim Shangri-Lá até o dia 6 de setembro de 2013, quando faleceu. Sua partida deixou um legado que perdura através de seus filhos, netos e outros familiares que ainda vivem no bairro.

A homenagem da Câmara é justa, especialmente em razão da história do pioneiro, que contribuiu para o crescimento e o desenvolvimento da comunidade local. Seu nome estará agora eternamente ligado ao lugar onde dedicou a maior parte de sua vida, lembrando a todos da importância do trabalho comunitário e da simplicidade que pode fazer a diferença em uma comunidade.