Aprovado Projeto de Lei que homenageia Dona Angelina Maraia Barufe

MARCOS FIGUEIRÓ

Jornalista da Câmara

Na última segunda-feira, 29 de agosto de 2023, a Câmara Municipal de Tangará da Serra, aprovou por unanimidade de votos o Projeto de Lei 35/2023, que busca homenagear a memória de uma cidadã que deixou um legado significativo na comunidade: Angelina Maraia Barufe, conhecida carinhosamente como Dona Nina.

O Projeto de Lei, de autoria do Vereador Hélio da Nazaré, propõe que a Rua 07, situada no Bairro Vila Nazaré, seja oficialmente renomeada como Rua "Angelina Maraia Barufe". A homenagem à Dona Angelina é respaldada por sua notável contribuição à comunidade de Tangará da Serra, em especial ao Bairro Vila Nazaré, onde residiu.

Nascida em 6 de janeiro de 1932, em Cedral, São Paulo, ela foi criada no meio rural junto de sua família durante sua juventude. Em 1951, Angelina se casou com Pedro Barufe Filho, com quem teve quatro filhas e um filho. Ela viveu em Votuporanga, São Paulo, por cinco décadas e, em 1995, ela e seu esposo Pedro mudaram-se para Tangará da Serra, onde passaram a residir na Vila Nazaré, especificamente na Chácara do filho José Enéias Barufe.

Angelina se destacou por seu engajamento ativo na Igreja Nossa Senhora de Nazaré, onde participava ativamente das celebrações, grupos de oração e festas religiosas. Além disso, ela teve um papel fundamental na fundação da Casa da Sopa da Vila Nazaré, uma iniciativa destinada a fornecer refeições complementares às crianças mais necessitadas do bairro. Angelina também ensinava habilidades como bordados à mão em tecido e crochê, contribuindo não apenas para a renda familiar, mas também para a interação social e cultural das mulheres da comunidade. Sua dedicação ao serviço comunitário continuou quando ela se mudou para o Distrito de Assarí, onde residia sua filha caçula. Lá, ela continuou a ensinar bordados às senhoras e jovens da comunidade por quase uma década.

Angelina Maraia Barufe era reconhecida por sua força, determinação e sua devoção à oração e à religião. Sua disposição voluntária e generosa para servir aos outros era considerada sua maior virtude. Infelizmente, em 27 de julho de 2015, Angelina faleceu devido a uma enfermidade óssea, deixando uma lacuna na vida de seus filhos, familiares e amigos. Sua lembrança perdura através das amizades que conquistou ao longo dos anos e dos belos trabalhos artesanais que compartilhou com a comunidade.

O Projeto de Lei que renomeia a Rua 07 em homenagem a Angelina Maraia Barufe foi aprovado com entusiasmo pela Câmara Municipal, reconhecendo a importância de sua contribuição para a cidade e a comunidade da Vila Nazaré. A aprovação unânime reflete o carinho e gratidão da cidade por uma mulher notável que dedicou sua vida ao serviço aos outros.

Segundo o autor do projeto, a mudança de nome da Rua 07 para Rua "Angelina Maraia Barufe" será mais do que um ato simbólico; será um tributo à memória de uma mulher cujo legado continuará a inspirar futuras gerações em Tangará da Serra. O projeto agora segue para a sanção do prefeito municipal antes de se tornar efetivo.