Rua 14: projeto que nomeia Rua ‘Francisco Chabudé’ na Vila Esmeralda é aprovado

Familiares do pioneiro Francisco Chabudé prestigiaram a 19ª Sessão Ordinária realizada na terça-feira (07), para acompanhar a votação do Projeto de Lei Nº 10/2022, apresentado pelo Poder Legislativo que propõe a nominação da Rua 14, no Bairro Vila Esmeralda.

A matéria aprovada por unanimidade em segundo turno é de autoria do vereador Prof. Sebastian (CIDADANIA) e visa homenagear o pioneiro Francisco Chabudé pela dedicação e relevante serviço prestado a comunidade do Bairro Vila Esmeralda.

O texto segue para a sanção do prefeito Vander Masson (UB). Após a promulgação, o Poder Executivo terá 60 dias para tornar pública à alteração.

Histórico

“Foi no ano de 1980 que o mineiro nascido em Resplendor MG, Francisco Chabudé, casado com dona Alice da Silva Chabudé, escolheram Tangará da Serra para viver. O casal tinha 08 filhos na época, e trouxeram todos consigo e nesse município nasceram mais três crianças mato-grossenses, Francisco e sua família morararam na Fazenda São Paulino e trabalhavam na lavoura. Em agosto de 1987, mudaram para a Vila Esmeralda – No bairro não possuía energia elétrica, asfalto e nem iluminação pública, e com a ajuda de alguns vereadores da época conseguiram trazer a energia elétrica para a Rua 17, foi nessa época que  Francisco começou a trabalhar na empresa TUT Transportes, onde também conseguiu a linha de ônibus para essa rua, visto que o mesmo só trafegara na rua 09 e ficava longe para os trabalhadores tomarem o ônibus para irem trabalhar, até o centro da cidade. Francisco é pioneiro e ajudou a fundar o município de Tangará da Serra. Infelizmente em  1995, o senhor Francisco Chabudé foi vitima de câncer intestinal, mas a família, hoje com 23 netos e 13 bisnetos, tem a certeza que ele partiu deixando um lindo legado de contribuição ao município e sentem muito orgulho por fazer parte dessa linda história e do homem que Senhor Francisco foi”.