Rogério Silva se empenha por instalação de campus da UFMT em Tangará

Rogério Silva (PMDB) encaminhou ao Governo Federal pedido de instalação de um Campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Tangará da Serra. O vereador argumenta que a instalação é necessária diante do número de estudantes que estão concluindo o ensino médio e da necessidade de que novos cursos sejam ofertados a esse público.

“O município necessita de mais opções de cursos para atender essa demanda, já que a cidade de Tangará da Serra é considerada um pólo universitário, justamente por concentrar uma grande quantidade de universitários e estudantes que vêm de outros municípios a procura de uma formação acadêmica de qualidade”, avalia o vereador Rogério Silva.

Para o vereador, novos cursos vão contribuir para o desenvolvimento da cidade, na medida em que profissionais de diversas áreas passam a ingressar no mercado de trabalho. Além disso, afirma ele, a presença da UFMT - referência em cursos de nível superior – irá reforçar a característica de Tangará da Serra, reconhecida em todo o Estado como cidade universitária.

“Isso traz muitos benefícios a população, como o desenvolvimento de projetos sociais em parceria com a prefeitura de Tangará e com as prefeituras da região, além de fomentar o comércio local, já que recebe um fluxo de pessoas muito grande de outros municípios, contribuindo assim com a geração de emprego e renda local”, defende.

PMDB – Para buscar junto ao Governo Federal a instalação de um Campus da UFMT em Tangará da Serra, o vereador diz que vai contar com apoio do prefeito Fábio Junqueira (PMDB). A intermediação política deve ser feita junto a bancada federal na Câmara e no Senado, e diretamente junto ao Governo.

UFMT EM NÚMEROS - A Universidade Federal de Mato Grosso é uma instituição de ensino superior pública federal, criada em 1970 e vinculada ao Ministério da Educação. Sua sede é em Cuiabá e conta com campi em mais cinco cidades: Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Rondonópolis, Sinop e Várzea Grande. As atividades de ensino, pesquisa e extensão estão concentradas em 99 cursos de graduação, incluídas as habilitações, e 60 cursos de especialização sustentados em núcleos de investigação e extensão, onde atende atualmente mais de 34 mil estudantes.