Rogério Silva cobra volta das ações do Programa Municipal de Incentivo à Piscicultura

Rogério Silva (PMDB) cobrou esta semana do prefeito Fábio Junqueira (PMDB) a volta das ações do Programa Municipal de Incentivo à Piscicultura. O vereador lembrou que o Município investiu cerca de R$ 1 milhão na aquisição de maquinários para a abertura de tanques nas propriedades de pequenos produtores rurais e pediu que o Município coloque esses equipamentos para estimular a produção de peixes que, na sua avaliação, irá gerar emprego e renda no campo.

“Infelizmente o Programa Municipal de Incentivo a Piscicultura do Município está suspenso. Tangará da Serra tem hoje mais de 3 mil pequenos agricultores da agricultura familiar e há necessidade de algum tipo de incentivo. Nós temos estudos que demonstram que a piscicultura é viável economicamente em Tangará, temos potencial, mas ele precisa ser melhor explorado. E a Prefeitura, se quer o desenvolvimento econômico, precisa incentivar de alguma forma”, avalia o vereador Rogério Silva.

O parlamentar diz reconhecer que a interrupção do programa, ocorrida em 2015, foi motivada por uma intervenção do Ministério Público, mas aponta que o Município deve buscar entendimento para se adequar naquilo que for necessário para fazer o programa voltar a atividade. Como exemplo, ele cita legislação aprovada na Câmara em 2016 permitindo a realização de obras em propriedades particulares para viabilizar o transporte escolar e o escoamento da produção de pequenas propriedades.

“Que se encontrem meios para resgatar o programa, porque Tangará precisa disso. Os pequenos produtores estão sonhando com esses tanques e o momento econômico pelo qual passa o País não permite que a gente deixe um programa dessa magnitude ficar apenas no sonho”, defende Rogério Silva.