Projeto arquitetônico da Câmara Municipal é pautado na acessibilidade e funcionalidade

O prédio que abriga a Câmara Municipal foi adquirido em 2003, em imóvel urbano de 1297,03 m² de área construída.

Como elemento funcional ou decorativo, o tijolinho tendência que está sempre em alta na arquitetura contemporânea, dará personalidade e rusticidade, a fachada do novo prédio da Câmara Municipal de Tangará da Serra.

Projetado pela arquiteta Paula Pavan, vencedora do edital referente ao processo licitatório nº 17/2023 na modalidade concurso nº 1/2023, a comissão julgadora composta por profissionais indicados pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT), definiu a proposta da profissional, adequada para a reforma do edifício, dentre as cinco inscritas na licitação. Quanto à elaboração do projeto, Paula, realizou visita técnica, conheceu as demandas e priorizou o aproveitamento da estrutura para a criação de departamentos necessários e optou pela fachada de tijolos à vista dando dimensão e textura, integrada aos vidros, para trazer luz natural aos ambientes.

“Propus materiais que necessitam de pouca manutenção, como o concreto aparente (tijolinho à vista) e estrutura metálica, que darão vitalidade ao prédio por muito mais tempo. E para modernizar e dar mais leveza a fachada, utilizei o vidro que também irá proporcionar a entrada de luz e ventilação natural. Priorizei os fluxos, acessos, disposição dos departamentos e acessibilidade. Ao centro dos dois prédios, valorizei a vegetação, possibilitando a ventilação no edifício e os acessos entre os prédios até os departamentos, serão todos ao redor dessa vegetação”, destaca Paula.

Estudado durante o processo projetual, a arquiteta propôs ao pavimento térreo o funcionamento do administrativo da Instituição, seguindo para o primeiro piso que também abrigará o Plenário da Casa e Gabinete do Presidente. Já o terceiro, quarto e quinto pisos, estarão reservados ao setor político, com os gabinetes dos parlamentares e ainda, uma sala de reunião.

“Optei por dividir em setores, fazer o setor administrativo e o setor político, todos bem relacionados com os departamentos em que se comunicam. A partir daí, a edificação ganhou novos fluxos e conexões com a área existente que será reformada. No prédio existente, não acrescentei mais pavimentos, para não comprometer a estrutura desse edifício muito antigo. Permaneci com o estacionamento atual, readequando apenas as disposições das vagas e acima dele propus a execução do novo prédio, local onde pudesse comportar o novo plenário para no mínimo 300 pessoas, e os demais gabinetes, para vereadores e seus assessores".

O novo prédio da Câmara Municipal será construído com recurso próprio, proveniente do planejamento da atual gestão. O desejo de uma nova sede para o Poder Legislativo partiu do presidente da Casa, vereador Romer Japonês (PV) com o aval dos demais vereadores, visando oferecer aos servidores e em especial, a população, conforto e melhores condições de atendimento. A previsão é que a obra inicie no próximo ano.

Texto: Larissa Grella - Jornalista (MTB:2257/MT)