Professor Vagner articula reunião de deputados e Governo para regularização fundiária da Pecuama

Professor Vagner Constantino Guimarães (PSDB) participou esta semana de reunião com o governador Pedro Taques (PSDB) para tratar da regularização fundiária dos assentamentos Santo André, Lucélia, Paloma e Pecuama (complexo Pecuama). A reunião havia sido solicitada pelo vereador em 2015 e 2016, mas só foi confirmada esta semana. No encontro, o governador determinou a formação de uma comissão que no prazo de 30 dias deve apresentar uma solução para o caso.

“Foi muito proveitosa a reunião. Temos certeza que será encontrada solução e Tangará da Serra, toda a nossa região, tem muito a ganhar com isso porque somos grandes produtores de milho, soja, e a regularização do complexo Pecuama permitirá que mais de mil famílias tenham acesso a linhas de crédito e isso irá intensificar a produção e acelerar a formação de agroindústrias”, explica o vereador Professor Vagner, agradecendo o apoio dos deputados estaduais Saturnino Masson (PSDB) e Wagner Ramos (PSD).

Da reunião também participaram representantes de todas as associações de assentados do Complexo Pecuama, representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), do Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (Intermat), Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Defensoria Pública, além de prefeitos e vereadores de Santo Afonso e Nova Marilândia, vereador Ronaldo Quintão (PP) e o presidente da Câmara Municipal de Tangará da Serra, vereador Hélio da Nazaré (PSD). A comissão formada na reunião tem como missão levantar as pendências existentes, as dificuldades para a concessão de título definitivo para os assentados e os débitos que existem junto ao Governo do Estado.

“O que esperamos é que se encontre um mecanismo, talvez um encontro de contas junto ao grupo e bancos, que são os ‘proprietários’ da área dos assentamos e têm dívidas junto ao Estado de Mato Grosso, para a solução de posse definitiva e escrituras para os assentados”, explica o vereador Professor Vagner.

REGIÃO – Na avaliação do vereador, a solução da questão da Pecuama, com títulos definitivos para os assentados, irá impulsionar a região. “As instituições terão seus débidos sanados, o Governo do Estado receberá seus dividendos, e o principal é que o problema será solucionado e os assentados passarão a ter acesso a linhas de crédito, ampliando a questão produtiva e quem ganha são os municípios da região com mais emprego e renda”, conclui o parlamentar.