Personalidades negras serão homenageadas pela Câmara Municipal

Imagem Ilustrativa - Reprodução/Web

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, a Câmara Municipal de Tangará da Serra, promoverá anualmente, no mês de novembro, celebração conforme estabelece a Lei Municipal nº LEI Nº 6.037, DE 19 DE JUNHO DE 2023, com a entrega do certificado “Personalidade Negra Tangaraense”, limitado a cinco homenageados, que se destacam pela atuação social e profissional, assumindo um papel de protagonismo na sociedade tangaraense.

A cerimônia proposta através do Projeto de Decreto nº 05 de autoria do Legislativo instituiu a homenagem neste ano, para o dia 28 de novembro, durante Sessão Ordinária. Na oportunidade, serão entregues placas alusivas à data, a quatro homenageados, escolhidos por indicação de instituições sociais e associações relacionadas à defesa étnico-racial e combate ao preconceito racial, pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em conjunto com a Câmara Municipal.

Conforme a matéria, o título de PERSONALIDADE NEGRA TANGARAENSE 2023, será entregue aos cidadãos EDMILSON DE OLIVEIRA LOBATO, FELIPE BASSO, KATIA ADRIANA GONÇALVES  e MARILZA DA SILVA COSTA, como forma de reconhecimento e promoção da igualdade racial e da diversidade, por serem cidadãos capazes de inspirar futuras gerações a lutar por um mundo mais inclusivo e justo.

A concessão de honrarias em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra foi originada pelo Projeto de Lei (PL nº 08/2023), de autoria do vereador Ademir Anibale, como forma de reconhecer e celebrar as realizações e contribuições de indivíduos negros em diversas áreas da sociedade, além de criar oportunidades e instrumentos para o debate sobre políticas públicas voltadas a pessoa negra.

20 de novembro – Dia da Consciência Negra

"O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.

Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente, existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil."  (FONTE: brasilescola.uol.com.br)

Texto: Larissa Grella ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)