Niltinho critica Saúde e cobra medidas urgentes por parte do secretário

Nilton Dalla Pria (PMDB) fez duro discurso esta semana cobrando medidas urgentes por parte do prefeito Fábio Junqueira (PMDB) e do secretário Itamar Martins. O vereador denunciou que enquanto o Estatuto dos Médicos fala no atendimento a quatro pacientes por hora, as unidades de Saúde da Família (USFs) estariam atendendo apenas 14 pacientes por dia.

“Já estou cansado de passar a mão na cabeça de secretário, vice-prefeito e prefeito. Pessoas estão deixando de ser atendidas, sendo que as USFs têm um custo milionário para a cidade”, reclamou o vereador ao citar o caso de uma mulher que o procurou reclamando que mesmo morando no sítio, teve que voltar sem ser atendida porque a USF que procurou já tinha feto quatorze atendimentos naquele dia.

“Eu não estou aqui pra agradar funcionário público, não. Estou aqui pra falar pela nossa população e está tendo reclamação sim. (...) Pelo amor de Deus!, secretário Itamar, o povo já não agüenta mais ouvir ‘não’. Peço que reveja isso. Se no Estatuto dos médicos diz que tem que atender quatro por hora, porque atendem só 14 por dia? Essa é uma situação que Tangará não aceita!”, afirmou.

Niltinho também reclamou do mau uso de telefones funcionais – aparelhos com linhas pagas pela Secretaria Municipal de Saúde. Falando diretamente aos coordenadores da saúde pública, o vereador afirmou que muitos servidores não têm atendido, mesmo quando estão de plantão. “Senhores coordenadores, essas linhas são pagas pelo Município e é responsabilidade de vocês, atender”, disse ao afirmar que, antes de levar o caso adiante, num primeiro momento vai aguardar as medidas que devem ser tomadas com urgência pelo secretário municipal de Saúde.