Moção: Câmara homenageia gestor ambiental em reconhecimento ao Projeto de Aquaponia Ciclo Vivo
O Legislativo prestou homenagem por meio de Moção de Aplausos ao Gestor Ambiental, Brasilio Antonio Ferreira Soares, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido à frente da Coordenadoria de Incentivos às Atividades Produtivas Sustentáveis da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF/MT).
A homenagem, de autoria do vereador Fábio Brito, ocorrida na terça-feira (21.10), durante a 38ª Sessão Ordinária, destaca o empenho e a contribuição do gestor na implantação do Projeto Ciclo Vivo, iniciativa inovadora que promove inclusão social produtiva por meio da técnica de aquaponia, sistema que integra a criação de peixes e o cultivo de hortaliças de forma sustentável.
Em Tangará da Serra o projeto foi implantado no Instituto Resgate e Liberdade, em uma área de 168 m², com produção mensal de cerca de 250 kg de tilápia e duas mil hortaliças, utilizando 90% menos água e 70% menos produtos químicos em comparação aos métodos tradicionais. A iniciativa alia inovação tecnológica, eficiência produtiva e responsabilidade ambiental, impulsionando o desenvolvimento sustentável em comunidades rurais.
Por sua relevante atuação e compromisso com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, Brasilio Antonio Ferreira Soares recebeu a homenagem do Parlamento. A moção foi aprovada por unanimidade durante a 37ª Sessão Ordinária, realizada no dia 14 de outubro de 2025.
Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)