Ministério das Comunicações reserva Canal 29 para Câmara Municipal de Tangará da Serra

Na 27ª Sessão Ordinária o presidente da Mesa Diretora, vereador Romer Japonês (PV) informou aos vereadores tangaraenses que o Ministério das Comunicações encaminhou ofício comunicando a reserva do canal digital 29 para a Câmara Municipal. A solicitação foi feita pelo Poder Legislativo tangaraense ainda em 2013.

“Na data de hoje eu assinei o protocolo de confirmação do interesse, que era uma exigência do Ministério das Comunicações, informando que existe por parte desta Casa a disposição em garantir recursos orçamentários para a aquisição dos equipamentos”, afirmou o presidente.

A Rede Legislativa de TV Digital é a primeira rede de televisão a se formar no Brasil com o recurso da multiprogramação, que possibilita o uso de um mesmo transmissor para quatro emissoras independentes. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal compartilham seus canais com os parceiros e dividem custos e responsabilidades. A multiprogramação permite que o canal de 6MHz consignado ao Poder Legislativo federal transmita ao mesmo tempo, 24 horas por dia, as programações da TV Câmara federal, da TV Senado, da TV Assembleia do estado e da TV Câmara municipal.

Com a confirmação de interesse, a Câmara Municipal de Tangará da Serra aguardará a Consignação do Ministério das Comunicações, que passará o processo de concessão do Canal 29 para a fase seguinte, quando a Câmara Municipal terá o prazo de 2 (dois) anos para a instalação da TV Legislativa. Assim que a Consignação sair, o setor de tecnologia da Câmara Municipal iniciará o diálogo com o setor técnico da Rede Legislativa para viabilizarem as informações necessárias para a elaboração do Termo de Referência que subsidiará a realização do processo licitatório para a aquisição dos equipamentos e posterior instalação.

FM LEGISLATIVA – Em 2016 a Câmara Municipal também solicitou a concessão da FM Legislativa. O pedido ainda tramita no Ministério das Comunicações e é acompanhado pelo setor de comunicação do Legislativo Municipal.

Jornalista da Câmara Municipal de Tangará da Serra-MT