Homenagem: ala de terapia intensiva (UTI) do Hospital Municipal se chamará ‘Doutor Marcelo Takafumi Shida’

Os vereadores apreciaram na 43ª Sessão Ordinária (12.12) o Projeto de Lei (PL nº 59-2023) do Legislativo que dispõe sobre a nominação da ala de unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito.

A matéria de autoria da vereadora Elaine Antunes (PODE), denomina ao Executivo a nominação do espaço em homenagem ao Dr. Marcelo Shida, que após lutar na linha frente contra a pandemia Covid-19, teve a vida ceifada pela doença em 2020. Em justificativa, a vereadora proponente, destaca a contribuição do profissional que atuou em benefício da saúde dos tangaraense nos últimos 20 anos, em três hospitais da cidade. Segundo os colegas de trabalho exercia a medicina com habilidade, inteligência, humildade, empatia, benevolência, amizade, ética e amor.

“Era comum atribuir apelidos carinhosos aos médicos e alegrar os corredores do hospital com irreverência, levando um pouco de leveza para a rotina tão tensa do centro cirúrgico. Deixou um legado de dedicação incondicional a medicina, a alegria e amor à família e da mesma forma ao próximo. Nada mais justo que homenagear essa pessoa que residiu por 25 anos em Tangará da Serra, e teve sua importância para o município”

Faleceu no dia 27 de outubro de 2020, aos 53 anos, devido a complicações do COVID, no Hospital Beneficência Portuguesa-SP, deixando saudades eternas a seus pais, irmãos, filha, namorada, familiares e amigos. Recebeu homenagens do Hospital das Clínicas e do Hospital Santa Ângela de Tangará da Serra, sendo que neste último, em 18 e outubro de 2021, foi inaugurado o novo Centro Cirúrgico Marcelo Takafumi Shida. O texto aprovado por unanimidade, 13 votos favoráveis, segue para sanção do prefeito municipal. Confira a biografia do médico ‘Marcelo Takafumi Shida’:

MARCELO TAKAFUMI SHIDA

*06/05/1967        +27/10/2020

Marcelo Takafumi Shida é filho de Takashi Shida e de Maria Rita Mituzaki Shida. Nasceu no dia 06 de maio de 1967, na cidade de São Paulo, no Hospital do Servidor Público Estadual. É o mais velho de quatro filhos, seus irmãos são: Cláudio Takayuki Shida (engenheiro civil), Luciana Sayuri Shida Scarsi (cirurgiã-dentista) e Tatiana Midori Shida (médica oftalmologista).

Morou a maior parte da infância na Rua Eça de Queirós, Paraíso-SP, onde gostava de jogar bola na vilinha e brincar com os irmãos e amigos, preservando algumas amizades até hoje. O Parque do Ibirapuera era um lugar muito frequentado nos fins de semana com o seu pai.

Estudou o Ensino fundamental e médio no Colégio Bandeirantes-SP, tendo concluído seus estudos no ano de 1984.Em 1985, ingressou na Faculdade de Medicina Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Campus Sorocaba, onde fez parte da XXXV Turma, formando-se em 1990.

Logo em seguida, prestou um (1) ano de serviço militar, como médico, na 4º Brigada de Cavalaria Mecanizada, na cidade de Dourados-MS, obtendo a patente de 2º tenente.Aos 25 anos, ingressou no programa de Residência Médica do Hospital Santa Marcelina-SP, onde estudou durante 05 anos, formando-se na área da Cirurgia do aparelho digestivo.Participou de vários Congressos e cursos, entre eles o de videolaparoscopia no Hospital Beneficência Portuguesa-SP.

Foi casado com a Dra. Gianne Brito, anestesista, tendo residido desde 1995 na cidade de Tangará da Serra-MT. Na época, em 1999, nasceu à filha, Isabela, hoje médica residente em anestesiologia.

Trabalhou em três (3) hospitais da cidade e, nos últimos 20 anos, esteve no Hospital Santa Ângela. Exerceu a Medicina, segundo relatos de colegas, com habilidade, inteligência, humildade, empatia, benevolência, amizade, ética e amor. Era comum atribuir apelidos carinhosos aos médicos e alegrar os corredores do hospital com irreverência, levando um pouco de leveza para a rotina tão tensa do centro cirúrgico.

Marcelo gostava muito de viajar, adorava fazer pratos elaborados para a família e amigos, amava músicas, jogos virtuais, ler livros e apreciava bons vinhos.

Faleceu no dia 27 de outubro de 2020, aos 53 anos, devido a complicações do COVID, no Hospital Beneficência Portuguesa-SP, deixando saudades eternas em seus pais, irmãos, filha, namorada, familiares e amigos. Nesta data, foi expedido pelo Prefeito Municipal Luto Oficial em reconhecimento ao seu trabalho. Recebeu homenagens do Hospital das Clínicas e do Hospital Santa Ângela de Tangará da Serra, sendo que neste último, em 18 e outubro de 2021 foi inaugurado o novo Centro Cirúrgico Marcelo Takafumi Shida.

Deixou um legado de dedicação incondicional a Medicina, a alegria e amor à família e da mesma forma ao próximo.

Oremos por sua alma e que siga o mesmo caminho de luz que emanou em vida.

Diante o exposto, nada mais justo que homenagear essa pessoa que residiu por 25 anos em Tangará da Serra, e teve sua importância para o município, nominando para Doutor Marcelo Takafumi Shida a ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito.