Hoje é Dia Municipal da Poaia

Assistente de Imprensa

Hoje, 19 de março, é comemorado o Dia Municipal da Poaia em Tangará da Serra. A data foi instituída por meio da lei municipal 4.087/2013, que visa celebrar a importância da planta para a história e cultura do estado.
A poaia é uma planta herbácea da família das Rubiaceae, nativa do Brasil e utilizada desde os tempos pré-coloniais pelos índios para o tratamento de diversas doenças. Na época da colonização, a planta chamou a atenção dos europeus, que passaram a utilizá-la em seus tratamentos medicinais.
Em Mato Grosso, a poaia é muito valorizada e faz parte da cultura popular. A planta é extraída em diversas regiões do estado, principalmente nas áreas de cerrado e de transição para a Amazônia. A coleta é feita de forma sustentável, sem prejudicar o meio ambiente, e no passado foi uma importante fonte de renda para as comunidades locais.
Neste Dia Municipal de Poaia, é impoetante levar à população informações sobre o cultivo da planta na história de Mato Grosso e incentivar a sua cultura no município de Tangará da Serra. A ideia é conscientizar a população sobre a importância da preservação da planta e preservar os conhecimentos tradicionais das comunidades locais.
Para os tangaraenses a data é uma oportunidade para celebrar a riqueza cultural do estado e agradecer pela poaia, que é tão importante para a saúde e o bem-estar de muitas pessoas. O Dia Municipal da Poaia é lei aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores de Tangará da Serra, em vigor em 2013, e reforça a importância da preservação da planta e das tradições culturais locais.