Executivo apresenta projeto da LOA-2024 com reserva de R$ 5,9 milhões para as emendas parlamentares

O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2024, elaborado pelo Executivo, foi apresentado nesta segunda-feira (25), ao Legislativo Municipal durante audiência pública realizada no Plenário da Casa.

Instrumento pelo qual são estabelecidos os parâmetros necessários para a aplicação e execução do orçamento público, a LOA engloba as metas orçamentárias e prioridades fiscais determinadas para o período, e estima as receitas e fixa as despesas, a serem executadas no custeio público para o exercício financeiro de 2024.

A apresentação conduzida pela Responsável Técnica de Orçamento, Emanoeli Colvero, da Secretaria de Fazenda (SEFAZ), detalhou a estrutura do projeto, passando por cada capítulo de sua composição, com explanação aos elementos da peça. A proposta para 2024 projeta receita total de R$ 644.010.853,90 milhões e despesa prevista de R$ 512.437.651,47 milhões  mediante arrecadação em tributos e outras fontes de recursos.

O texto traz como prioridades para o próximo ano, as áreas da educação com investimento de R$ 85.665.900,96 milhões totalizando percentual de 28,49% aplicados no ensino público e da saúde com total fixado de R$ 83.834.426,80 milhões e além, destes 28,43% determinados para a pasta, os vereadores receberão o repasse do Orçamento em emendas parlamentares com projeção de R$ 5.973.408,34 milhões, esse valor dividido igualmente entre os 14 vereadores, resultará a cada um deles, o montante de R$ 426.672,02  mil. Vale ressaltar que 50% é de livre destinação e outros 50% obrigatoriamente direcionados a saúde, contudo o setor terá um acréscimo de R$ 2.986.704,17 milhões devido as emendas individuais.

A LOA é um dos três instrumentos de planejamento da Prefeitura, juntamente com o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), elaborados anualmente, pela equipe da Secretaria de Fazenda (Sefaz). O projeto, está em fase de conclusão, e deverá ser encaminhado à Câmara Municipal até o dia 29 de setembro, para análise, discussão e votação do parlamento municipal.

Texto: Larissa Grella - Jornalista (MTB-2257/MT)