Empresa de engenharia inicia etapa de sondagem de solo para reforma e ampliação do prédio

O prédio da Câmara Municipal de Tangará da Serra passará por reforma e ampliação. Nesta semana, iniciou o método de sondagem de solo, para investigação das características do terreno que abriga o Legislativo.

Utilizada na engenharia civil, para desvendar as características de resistência, qualidade dos elementos, quantidade dos elementos e nível d’água, a empresa responsável ML Projetos Eirele, vencedora do Processo Licitatório 37/2023, modalidade tomada de preços 01/2023, realizado em 06 de novembro no Plenário da Casa (acesse o link da transmissão), elaborará o projeto executivo. De acordo com o técnico de edificações, Vinicius Wandermurem, com base nesse levantamento, a fundação será definida.  

 “Após essa coleta, as amostras são levadas para análise de topografia, que pontua e indica as características encontradas neste estudo feito, e a partir dessa investigação, o projetista terá conhecimento sobre o que existe no subsolo deste prédio, para que a fundação e a estrutura da edificação tenham seu dimensionamento calculado de maneira correta”.

Na Sessão Ordinária desta terça-feira, 12 de dezembro, o presidente da Casa, vereador Romer Japonês (PV), destacou em tribuna, durante fala livre, a realização da sondagem de solo, em referência a mais uma etapa deste processo, que torna realizável o sonho de um novo prédio para a Câmara.   

“Há um ano, quando assumimos a presidência, tínhamos alguns desafios e sonhos, juntamente com os servidores desta Casa. Fomos exemplo para o Estado, com a realização do concurso para a escolha do projeto arquitetônico que contemplou uma tangaraense, dentre cinco candidatos que tivemos. Agora, iniciou a sondagem para que possamos ter uma Câmara à altura de Tangará da Serra. E a partir do ano que vem, poderemos de fato, entregar em breve, uma nova Câmara para o município de Tangará da Serra, e estendo o agradecimento aos servidores, a mesa diretora e aos vereadores, muito obrigado pela confiança que depositaram neste presidente”.

A sondagem a percussão, foi o ensaio utilizado pela equipe para análise do terreno, por se tratar de uma obra de médio porte. Para cada metro de profundidade que o equipamento atinge, é informada qual a resistência da camada de subsolo. O procedimento, regido pela ABNT NBR 6484, define o tipo de fundação. Após o relatório de análise de solo a empresa deverá entregar o projeto finalizado em prazo máximo de seis meses, possibilitando a abertura da licitação para a obra, que ainda não tem data de início. 

 

 

Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)