Duarte quer auditoria da Câmara no SAMAE de Tangará da Serra

Weliton Duarte (PT) apresentou esta semana na Câmara, Requerimento solicitando que seja realizada uma auditoria no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Tangará da Serra (SAMAE). De acordo com a proposta do vereador, a auditoria iria verificar as contas, receitas, despesas e investimentos realizados pela autarquia desde 2013 e avaliar a capacidade de captação e disponibilidade técnica de água para a população, além de apontar o motivo da escassez de água na cidade.

“Que seja auditado e inspecionado se ocorreu perda de água, pertinente uma represa que sofreu a troca de água, no período entre julho até outubro deste ano”, defende Weliton Duarte, que quer ainda uma análise técnica sobre a pertinência dos cargos criados na autarquia e sobre a utilização dos recursos provenientes de superávit de arrecadação.

O vereador propôs ainda que se verifique a destinação dos valores das receitas que foram atualizadas via decreto e que sejam apontados quais foram os estudos, planejamentos, projetos, execuções para manter o abastecimento de água da cidade, e quais as medidas tomadas para preservação ambiental da bacia do queima-pé, represa de abastecimento e nascentes de Tangará da Serra.

“É preciso saber quais as medidas tomadas para construir, conservar, ampliar e reformar redes, instalações e quais convênios foram celebrados, visando a melhoria da rede de abastecimento de água”, afirma Duarte, ao destacar que é preciso esclarecer a realidade, considerando a necessidade de decretação de estado de calamidade pública, devido a escassez de água.

O requerimento foi aprovado em plenário. De acordo com a proposta do vereador, a auditoria deveria ser contratada pela Câmara Municipal, com prazo de 30 dias, após a contratação da empresa, para ser concluída.