CREAS do Jardim Shangri-lá receberá nome de Luzia Biazim Barbosa

MARCOS FIGUEIRÓ

Jornalista da Câmara

Na 29ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Tangará da Serra, realizada no dia 05 de setembro, um importante projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. O Projeto de Lei 37/2023, denomina oficialmente o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do Jardim Shangri-Lá em homenagem a Luzia Biazim Barbosa.
Luzia Biazim Barbosa nasceu em 23 de outubro de 1929 na cidade de Cafelândia, no Estado de São Paulo. Em 1950, casou-se com Antonio de Paulo Barbosa, com quem teve seis filhos. Sua família cresceu, resultando em 12 netos e 9 bisnetos.
Com conhecimento das belezas naturais e da prosperidade da região, Luzia decidiu mudar para Mato Grosso, acompanhando seu filho Antonio Carlos Barbosa, que já estava estabelecido no município de Tangará da Serra. Em 17 de dezembro de 1977, ela chegou à cidade na companhia de seu esposo e de um de seus filhos, Luiz Carlos de Paulo Barbosa.
A primeira moradia da família em Tangará da Serra ficava na Rua Manoel Dionísio Sobrinho, onde hoje é o estacionamento do Goianus Restaurante. Seu esposo trabalhava na construção e na lavoura, enquanto Luzia era uma líder comunitária na região próxima à rodoviária e ao Hotel da Chica, além de dirigir grupos de oração.
Além das tarefas domésticas, Luzia costurava e fazia bolos e doces para festas de aniversário. Mesmo em tempos difíceis, ela inovou em seus empreendimentos gastronômicos, organizando várias festas em Tangará da Serra, ganhando reconhecimento como boleira.
Em 1983, a família adquiriu terrenos no recém-formado Jardim Shangri-Lá, onde passaram a residir em 1993. Luzia continuou suas ações filantrópicas, ajudando discretamente as pessoas com doações de roupas, alimentos e dinheiro, sempre com o apoio de seu esposo Antonio.
Luzia era conhecida por seu enorme coração e sua bondade. Ela residiu no Jardim Shangri-Lá por 16 anos, onde faleceu em 1º de agosto de 2009, às vésperas de completar 80 anos. Deixou saudades, mas também uma história inspiradora de trabalho, amor ao próximo, bondade e dedicação à família, que enche de orgulho todos que a conheceram. Agora, seu legado é imortalizado com a homenagem do CREAS em seu nome, uma justa celebração da vida e da contribuição de Luzia Biazim Barbosa para a comunidade de Tangará da Serra. O projeto seguiu à sanção do Poder Executivo Municipal.