Coopertan busca apoio da Câmara para aquisição de fragmentadora de papel

Hélio José Schwaab (PSD) recebeu na manhã de quinta-feira, dia 02, a visita de lideranças da Cooperativa Produção Material Reciclável de Tangará da Serra (Coopertan). A reunião contou com a presença da presidente da cooperativa, Eva Jacinta de Arruda, acompanhada das cooperadas Edinéia Gomes de Oliveira, Silvana Regina dos Santos, Maria das Dores de Souza e do coordenador do Núcleo de Políticas para Economia Solidária, Neuri Eliezer Senger. O grupo pediu, ao presidente da Câmara Municipal, apoio para as reivindicações dos cooperados: a aquisição de uma máquina fragmentadora de papel e recursos para a construção de uma sede própria.

“Pedimos que as reivindicações sejam encaminhadas formalmente ao Poder Legislativo, mas desde já garantimos que através dos 14 vereadores vamos sim apoiar toda e qualquer reivindicação que seja em favor da geração de empregos. A cooperativa vem há vários anos trabalhando em favor da cidade e precisa ser reconhecida, com o apoio do poder público”, explica o presidente da Câmara, vereador Hélio da Nazaré.

A máquina solicitada, segundo informações da cooperativa, tornaria possível o recebimento de papéis oriundos de órgãos públicos e outras instituições. “Papéis que hoje são incinerados, mas poderiam se tornar fonte de renda para a cooperativa”, conta Eva Arruda.

Hélio da Nazaré lembrou que, enquanto Legislativo, a Câmara pode intermediar o diálogo entre a cooperativa e o Poder Executivo Municipal. Além disso, é possível acompanhar e apoiar a reivindicação por emendas parlamentares de deputados estaduais ou federais.

REUNIÃO – Após o recebimento do pedido formal da cooperativa, o presidente da Câmara deve marcar uma reunião entre as representantes da cooperativa e os vereadores. “Elas pediram isso, para terem a oportunidade de conversarem diretamente com os vereadores para pedir apoio”, conta o presidente da Câmara.