Construção de PCHs deve gerar até 1.500 empregos por pelo menos 4 anos

Na apresentação acompanhada pelos vereadores Hélio José Schwaab (PSD), Melquezedeque Ferreira Soares (PMDB), Nilton Dalla Pria (PMDB), Rogério Silva (PMDB), Dona Neide (PMDB), Wilson Verta (PSDB), Carlinho da Esmeralda (PSC) e Ronaldo Quintão (PP), a empresa Brennand Energia informou que a construção de três PCHs no Rio Formoso deve gerar até 1.500 empregos (entre diretos e indiretos) durante quatro ou cinco anos de obras.

Na fase de construção, além de cimento, brita, areia e aço que serão adquiridos em Mato Grosso, as obras devem consumir mais R$ 35 milhões 212 mil em materiais diversos. Mais de R$ 7 milhões 893 mil serão repassados ao Município somente em ISSQN, bem como aumentar a movimentação de pessoas e necessidades de consumo de insumos e serviços. Praticamente todos os setores da economia local serão beneficiados direta ou indiretamente, com destaque para setores de comércio, serviços, hotéis, restaurantes, bares e transportes.

Em operação, novas PCHs devem gerar incremento de mais de R$ 3 milhões ao Município

Além disso, quando estiverem em operação, as usinas vão elevar o Produto Interno Bruto (PIB) do Município, o que fará com que Tangará da Serra tenha participação melhor na divisão dos recursos arrecadados com o ICMS. Cálculos apresentados pela Brennand apontam que o incremento de receita municipal deve ser de aproximadamente R$ 3,24 milhões por ano (incremento do valor adicionado do ICMS).

A operação das novas usinas também deve ter impacto na aquisição de serviços profissionais qualificados no município, na possibilidade de estágios para estudantes de engenharia e ciências biológicas, e principalmente o aumento das opções de lazer aos munícipes. Os reservatórios possibilitarão novas formas de lazer e renda (esportes náuticos, áreas de lazer, chácaras, piscicultura), e como futura fonte de reserva hídrica, reduzindo custos de bombeamento de água.

ESPORTES - O engenheiro Fábio afirmou ainda que os projetos foram desenvolvidos de forma a possibilitar a continuidade de algumas práticas esportivas hoje existentes, além de proporcionar à maioria da população o acesso às áreas de balneários e outros esportes aquáticos, atendendo às todas as faixas etárias e de renda.