Câmara presta homenagem ao Procurador-Geral do Município, Pedro Mendes Ferreira
O Poder Legislativo concedeu por indicação do vereador Romer Japonês (MDB) na 23ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira, 23 de junho, a Moção de Aplausos nº 25/2025 em reconhecimento à atuação do Procurador-Geral do Município, Pedro Mendes Ferreira, pela contribuição ao desenvolvimento jurídico e institucional da cidade.
Natural de Santa Albertina, Estado de São Paulo, Dr. Pedro Mendes Ferreira nasceu em 12 de junho de 1986. É filho de Elson Gonçalves Ferreira e Geuza Luzia Mendes da Silva Ferreira, casado com Leylis Lobo da Silva, e são pais de Leonardo e Pietro. Ao longo da trajetória pessoal e profissional, estabeleceu residência em Tangará da Serra, cidade que adotou como terra do coração, dedicando-se ao serviço público e ao fortalecimento das instituições municipais.
À frente da Procuradoria-Geral do Município, Dr. Pedro promoveu junto à equipe jurídica, avanços administrativos, como a intermediação de acordos judiciais que beneficiaram os bairros Jardim Ipanema, Acapulco, Aeroporto, Porto Seguro e outros loteamentos. Atuou ainda, em processos coletivos envolvendo Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias (ACS e ACE), além de se destacar em Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADINs) que trataram de temas sensíveis como o CAPSI, Casas da Criança e do Adolescente e a Casa de Rondon.
Entre as contribuições mais relevantes está a criação da Procuradoria Fiscal, que resultou na redução de aproximadamente 20 mil execuções fiscais no Poder Judiciário. Também foi responsável por resolver pautas importantes, como o pagamento de 1/3 de férias aos professores da rede pública, e por modernizar a estrutura da Procuradoria-Geral, com a criação de setores, cargos e um plano de carreira funcional.
Ao longo da carreira, também atuou como assessor jurídico de juiz de direito no Poder Judiciário de Mato Grosso (2011–2020), assessor de gabinete no Ministério Público do Estado (2010/2011), além de lecionar direito constitucional e outras disciplinas jurídicas em instituições como a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Faculdades de Alta Floresta e Universidade de Cuiabá, Campus Tangará da Serra.
A Moção de Aplausos foi aprovada por unanimidade, 13 votos favoráveis, durante a 21ª Sessão Ordinária, realizada em 10 de junho deste ano, como forma de reconhecimento à trajetória profissional de Pedro Mendes Ferreira.
Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)