Ruas 05 e 13 do Bairro Jardim Nossa Senhora Aparecida a serem nominadas em homenagem a pioneiros
O Parlamento Municipal apreciou em sessão ordinária realizada na terça-feira, dia 24 de junho, os Projetos de Lei nº 188 e 189, de autoria do vereador Professor Sebastian, que dispõe sobre a nominação das ruas 05 e 13 no Bairro Jardim Nossa Senhora Aparecida.
A rua 05 receberá o nome de “Rua Antônio Ramos” em homenagem ao ilustre tangaraense que foi um dos pioneiros do Bairro Jardim Nossa Senhora Aparecida. Nascido em União Vitória, Paraná, no dia 13 de junho de 1932, Seo Antônio – como era conhecido por todos – se mudou para Tangará da Serra em 1987, junto de sua esposa Maria Farias Ramos e seus filhos Judite, Laudevir, Isa, Marlene, Rosiane e Sebastian. Três filhos (Airton, Maria e Marcos) faleceram ainda no estado do Paraná. Ao chegar em Tangará da Serra, a família se estabeleceu inicialmente no Bairro Cidade Alta, porém, ao longo dos anos, residiram em diferentes bairros (Vila São Pedro, Vila Araputanga, Jardim Europa, Centro, entre outros). No entanto, foi no bairro Nossa Senhora Aparecida que Seo Antônio viveu grande parte de sua vida.
O texto destaca a veia trabalhadora e honesta do homenageado, que era conhecido pelo zelo com seus objetos de trabalho. Seo Antônio era carpinteiro de profissão, ofício que exerceu até ser interrompido por um acidente de trabalho na Itamarati, que causou sua aposentadoria por invalidez.
Seo Antônio nos deixou em 2008, acometido por um câncer, porém seu legado de trabalho e honestidade ainda é exemplo para sua família, amigos e comunidade. Diante disso, a propositura vê como justa a homenagem a esse ilustre cidadão tangaraense.
A rua 13 receberá o nome de “Rua Maria Farias Ramos” em homenagem à esposa de Seo Antônio e igualmente ilustre cidadã tangaraense, que, junto a seu cônjuge, foi uma das pioneiras do bairro Jardim Nossa Senhora Aparecida. Nascida em Rebouças, Paraná, no dia 31 de março de 1935, Dona Maria veio com o marido e os filhos para Tangará da Serra. Na comunidade, era conhecida por sua devoção à Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião. A matriarca da família Ramos também gostava muito de dançar e se divertir, mas era pelas plantas que ela nutria grande sentimento. Exemplo disso era a casa onde a família morava, que sempre foi decorada por roseiras e outras espécies de flores.
A propositura destaca o espírito alegre, terno e acolhedor de Dona Maria, que nos deixou em 2011, acometida também por um câncer, assim como Seo Antônio. A matriarca, no entanto, segue sendo exemplo de mãe, avó e cidadã tangaraense, e é por isso que o texto defende a proposta homenagem.
O projeto foi aprovado por unanimidade, com 13 votos favoráveis, e agora segue para a sanção do Poder Executivo.
Faynystton Missio - Assistente de Imprensa