Câmara concede moção de aplausos ao Clube Desbravadores Guardiões da Serra

A Câmara Municipal concedeu na 31ª Sessão Ordinária, 19 de setembro, Moção de Aplausos e Congratulações ao Clube Desbravadores Guardiões da Serra, pelos relevantes serviços prestados à comunidade do Município de Tangará da Serra.

Por iniciativa do vereador Prof. Sebastian (CIDADANIA), o parlamento municipal reconhece publicamente por meio da moção de aplausos nº 010/2023, o empenho e dedicação de seus membros, ao programa oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que desenvolve trabalho social com cinquenta crianças entre meninos e meninas, dos 10 aos 15 anos, desenvolvendo neles habilidades através de atividades ao ar livre, e disciplinando os participantes para despertar a criatividade com artes manuais, além de ações preventivas no combate ao uso do fumo, álcool e drogas.

“Em seis anos de existência do Clube Guardiões da Serra, colecionam histórias e vivem emoções que os fazem prosseguir nessa missão de proporcionar lindas memórias aos 23 meninos e 27 meninas, que participam do Clube neste ano. São atuantes na sociedade tangaraense, e procuram sempre colaborar com a comunidade participando de campanhas de arrecadação de alimentos, feiras de saúde, apoio à Casa do Adolescente, à Casa do Idoso e das crianças através de visitas. Também participam de campanhas contra a violência, doação de sangue, desfiles cívicos, plantio de mudas de árvores entre outras, para também desenvolverem seus talentos e habilidades, assim como o gosto pela natureza”.

O Clube de Desbravadores existe mundialmente desde 1950, e está presente em mais de 160 países, com mais de um milhão de participantes.  Em Tangará da Serra, sediado na Igreja Adventista do Parque Tarumã, iniciaram as atividades em 15 de fevereiro de 2017. Diante ao trabalho social desempenhado, o Poder Legislativo prestou a honraria ao Clube Desbravadores Guardiões da Serra. A Câmara Municipal de Tangará da Serra estabelece, no Regimento Interno da Casa, a concessão de títulos e honrarias a pessoas e instituições que desempenham ações em prol do crescimento, proteção, defesa e desenvolvimento da cidade. Confira a justificativa:

CLUBE DE DESBRAVADORES GUARDIÕES DA SERRA – TANGARÁ DA SERRA/MT

O Clube de Desbravadores existe oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Está presente em mais de 160 países, com mais de 1 milhão de participantes.  Em Tangará da Serra, sediado na Igreja Adventista do Parque Tarumã, o clube começou com um sonho que nasceu no coração de Deus inspirando líderes especiais e destemidos a fundarem o Clube Guardiões da Serra, em 15 de fevereiro de 2017. Liderados pela diretora, Ângela Maria da Silva Elias, a equipe iniciou as atividades em março de 2017, conseguindo um grande feito ao levar o clube a participar do Campori da União Centro Oeste Brasileira, trazendo o troféu 5 Estrelas, categoria máxima dos clubes.

Em 2017 também nosso pelotão de ordem unida regido pelo instrutor Ari Dair Filho ficou em primeiro lugar em nossa região no campeonato de Ordem Unida da Associação Matogrossense. Em 2018, Adriano Bandeira, assumiu a direção do clube dando continuidade ao trabalho da nação de lenço amarelo realizando acampamentos e organizando o clube para participar do seu primeiro Campori Sul Americano em janeiro de 2019, em Barretos – SP, momento muito marcante para todo o clube.  Em 2020 iniciamos as atividades sob a liderança da diretora Ângela novamente. Sem desanimar enfrentamos a pandemia e participamos do Campori on line, retornando às atividades presenciais em 2022 na Escola Estadual Ver. Bento Muniz. Nesse mesmo ano participamos do I Campori Missão Oeste Matogrossense, onde esteve reunido mais de 2.400 desbravadores, onde tivemos o privilégio de trazer troféus nas modalidades de melhor música, melhor orador e melhor encenação.

Em 6 anos de existência do Clube Guardiões da Serra, colecionamos histórias e vivemos emoções que nos fazem prosseguir nessa missão de proporcionar lindas memórias aos 23 meninos e 27 meninas, que estão conosco neste ano de 2023. Meninos e meninas entre 10 e 15 anos desenvolvem atividades ao ar livre, demonstram habilidades de disciplina através da ordem unida, despertam a criatividade com artes manuais e combatem também o uso do fumo, álcool e drogas. Trabalham em equipe e procuram sempre ser úteis à comunidade participando de campanhas de arrecadação de alimentos, Feiras de saúde, apoio à casa dos Adolescentes, à casa do Idoso e das crianças através de visitas. Também participamos de Campanhas contra a violência, doação de sangue, desfiles cívicos, plantio de mudas de árvores entre outras. Em tudo o que fazemos procuramos desenvolver amor a Deus, à pátria e ao próximo.

Atualmente o clube se reúne na Escola Estadual Bento Muniz e conta com 30 líderes que receberam treinamento ao aceitarem esse desafio, que pela graça de Deus se dispõe voluntariamente a orientar e guiar nossos desbravadores ao caminho que leva ao nosso líder maior, Jesus. Todas as crianças e adolescentes de qualquer fé religiosa podem participar conosco deste movimento para também desenvolver seus talentos e habilidades, assim como o gosto pela natureza.

A atual Diretoria do clube tem a seguinte composição:

• Diretora: Maria de Fátima Landim Maia da Silva;
  • Diretor Associado: Adriano de Jesus Bandeira;
  • Diretora Associada: Gabriela Silva Elias;
  • Secretária: Edna Rosa de Oliveira Telles;
  • Tesoureiros: Washington Luiz Landin Maia e

Pastor Manoel Messias Alves da Silva Filho.

Texto: Larissa Grella - Jornalista (MTB:2257/MT)