Após alerta do parlamento, decretada situação de emergência para prevenir o desabastecimento de água

Após alerta do parlamento, decretada situação de emergência para prevenir o desabastecimento de água

Estação de Tratamento (ETA) Queima pé — Foto: Divulgação

Tema sensível e de grande preocupação local, o desabastecimento de água voltou a assombrar a população tangarense. Devido à escassez de chuva e a redução nos níveis do reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA / Queima Pé), a questão hídrica voltou a ser tema debatido em tribuna, durante a 38ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira, 7 de novembro.

Contudo, a prefeitura anunciou através do Decreto Nº 566, de 07 de novembro de 2023, medidas preventivas contra o desperdício de água, considerando que até agora, as chuvas não foram suficientes para elevar os níveis das represas, cabendo ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), adotar estratégias emergenciais de racionamento, que incluem interromper a irrigação agrícola na bacia Queima-Pé à montante da ETA, regar jardins domiciliares, lavagem de veículos com mangueiras, lavagem de ruas e calçadas externas, despejo em vias públicas de água de filtragem de piscinas; em todos estes casos, está permitido o reuso. O desperdício de água detectado por servidores do SAMAE ou por empresas contratadas para essa finalidade poderá resultar em sanções de advertência, multa, e, ainda, o corte do fornecimento de água, conforme estabelece a Lei Municipal nº 1.618, de 2000. Confira a íntegra do Decreto, acessando o conteúdo. 

Em coletiva de imprensa na manhã desta quarta (08), o prefeito Vander Masson e o diretor do SAMAE, Marcos Scolari, se referiram à situação como preocupante, considerando que a represa Sitna, a maior dentre as que compõem a ETA, segue com menos de 50% da capacidade. Diante ao colapso, e incluso ao plano de contingência, anunciaram o rodízio no fornecimento, e a Autarquia utiliza ainda como alternativa os poços artesianos, prevendo também o bombeamento de água do rio Russo, e a contratação de caminhões-pipa para transporte de água coletada do rio Sepotuba, com operação programada a partir da próxima semana, caso seja necessário.

 

 

Texto: Larissa Grella -ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)