Coordenação da ADIN agradece apoio dos vereadores para a manutenção da entidade

Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, 7 de novembro, os membros da Associação das Diversidades Intelectuais de Tangará da Serra (ADIN) prestigiaram os vereadores pelo apoio e suporte prestados, ao destinarem emendas impositivas contribuindo para a manutenção e ampliação da entidade, que presta amparo, proteção e orientação de crianças, adultos e familiares, no que se refere ao atendimento especializado.

Declarada entidade pública em julho deste ano, através da Lei Municipal Nº 6.083, que certificou a ADIN, e assegurou a isenção do pagamento das contribuições previdenciárias, possibilitando ainda, receber recursos orçamentários, principalmente via emenda parlamentar. A partir do reconhecimento do poder público, os parlamentares municipais puderam direcionar emendas a Associação. Somente neste semestre, a ADIN foi contemplada com transferências de aproximadamente R$ 900 mil entre emendas individuais e de bancada, a soma permitiu custear despesas viabilizando o desenvolvimento e a manutenção das atividades da ADIN.

“A ADIN possui mais de 562 famílias associadas e realiza atendimento para mais de 60 crianças com síndromes diversas, por meio de equipe multiprofissional, tais como, neuropediatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, entre outros, bem como, o desenvolvimento de outros projetos e atividades”.

Nesse contexto, a emenda parlamentar é um instrumento que a Câmara Municipal utiliza para influir no processo de elaboração do orçamento anual. Por meio das emendas parlamentares os vereadores podem opinar sobre a alocação de recursos públicos junto às secretarias e  instituições.

ADIN

A referida associação se constituiu para fins de estudo, amparo, proteção, orientação de crianças, adultos e familiares, elaboração de programas visando o diagnóstico precoce, encaminhamento de famílias aos profissionais adequados para o atendimento, realização de campanhas de conscientização, bem como, para a orientação, defesa e representação legal e social destes, abrangendo diversidades intelectuais como o TEA (Transtorno do Espectro Autista), TID (Transtorno Invasivo Desafiador); TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), TOD (Transtorno Obsessivo Desafiador), PC (Síndromes de Paralisia Cerebral), TDAH (Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade); TODA (Transtorno Déficit de Atenção); Distúrbios Comórbidos (transtornos de humor, depressão, transtorno bipolar), Distúrbios do Espectro do Autismo, Transtorno da Ansiedade, Síndrome do X Frágil (também conhecida como Síndrome de Martin-Bell e/ou Síndrome de Escalante), entre outras, com sede na Rua Sebastião Barreto, nº 352-W, Centro, CEP:78.300-070 Tangará da Serra/MT.

Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)