“Solução para transporte de universitários está no Plano de Transporte”, afirma Professor Vagner

Professor Vagner Constantino Guimarães (PSDB) cobrou do secretário municipal de Educação, Adriano Fernandes, a solução imediata para a falta de transporte dos estudantes universitários de comunidades rurais e distritos, que tiveram o transporte interrompido há cerca de 30 dias. O vereador defende que o Município promova a regulamentação prevista no artigo 18 da Lei 3682, de 30 de novembro de 2011, que dispõe sobre o transporte de alunos da rede pública de ensino, residentes na zona rural no município de Tangará Da Serra.

“O Município pode sim regulamentar, incentivando cidadãos, principalmente dos sítios, os jovens, mulheres, a ter acesso a universidade. Com apoio do Município essas pessoas podem sim conseguir bancar parte de seus estudos e garantir condições de ter acesso ao ensino superior, mas se não puderem contar com o transporte... Qual é a chance de que consigam? Praticamente nenhuma. E Tangará já fez isso, é uma cidade pioneira nesse transporte, ajudando na formação de muitos profissionais que hoje estão atuando, mas se Tangará não ajudar, esses filhos de pequenos produtores, indígenas, moradores dos distritos, não terão oportunidade”, afirma o vereador Professor Vagner.

O vereador disse considerar que o Plano Municipal de Educação é uma peça muito importante, que possibilita o desenvolvimento da educação em Tangara da Serra, permitindo que seus cidadãos tenham acesso a pré-escola, ao ensino básico, ensino médio e cheguem ao ensino superior. Segundo Professor Vagner, todo esse incentivo não pode parar justo quando é o momento da formação superior.

“Tangará é hoje referência, é pólo em educação, mas precisa garantir que o filho do trabalhador, do pequeno produtor rural, que mora nos distritos, os indígenas, o filho de quem contribui com o desenvolvimento dessa cidade, tenha também acesso ao ensino superior. Pra isso, é preciso construir peças, legislação”, defende o vereador ao argumentar que isso tem reflexo direto na melhoria de vida das comunidades, que recebem seus filhos formados e diversas áreas. “Ajudar essas pessoas é uma questão de gestão. O gestor, querendo, com certeza terá apoio do Poder Legislativo e a comunidade será atendida. O gestor querendo, tem como fazer”, conclui.