Verta propõe implantação de Programa Farmácia Mais Perto

Wilson Verta (PSDB) sugeriu ao Governo do Município esta semana que implante em Tangará da Serra o Programa Farmácia Mais Perto. A iniciativa, defende o vereador, tem como objetivo facilitar o acesso da população aos medicamentos distribuídos através da rede pública municipal.

“O Farmácia Mais Perto tem à disposição todos os medicamentos encontrados nas farmácias do município, que se encontram na lista básica de medicamentos. O programa é voltado para as pessoas que moram em locais distantes de farmácias, Postos de Saúde ou que não possuem condições financeiras de adquirir os remédios, principalmente moradores de Assentamentos e Glebas”, conta o vereador Wilson Verta.

O parlamentar justifica a sugestão, afirmando que com a implantação do programa uma das conseqüências será a redução do fluxo de pessoas que diariamente comparecem atualmente aos postos. Além disso, o programa oportunizará o acesso às medicações de forma mais simples e rápida.

“Para a execução do programa, é necessário que um farmacêutico acompanhe diariamente a entrega de medicamentos, orientando as pessoas. Isso vai reduzir as chances de uso incorreto da medicação”, explica Verta ao lembrar que com a receita em mãos, com validade para 30 dias, o morador não ficará sem o remédio. “Assim, todos poderão participar do programa, desde que tenham prescrição médica”, diz.

Segundo o vereador, o programa visa facilitar e dinamizar o trabalho dos profissionais nos postos de saúde da cidade, desacumulando a demanda da retirada de medicamentos. A expectativa do vereador é de que a proposta seja bem recebida pelo secretário municipal de Saúde Itamar Martins Bonfim e pelo prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB).