Vereadores aprovam recursos para sinalização turística em aldeias

MARCOS FIGUEIRÓ

Jornalista da Câmara MTB 0925/MT

Em uma decisão unânime durante a Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira, dia 10/10, a Câmara Municipal de Tangará da Serra aprovou dois importantes Projetos de Lei, o 251/2023 e o 252/2023, que visam impulsionar a infraestrutura turística e promover o espírito natalino na cidade.

O Projeto de Lei 251/2023 autoriza recursos na ordem de R$ 100.000,00 (cem mil reais), divididos em duas partes. A primeira destinação, no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), será utilizada para a implantação da Sinalização Turística no Território Paresi. Essa ação integra o projeto piloto do Etnoturismo em Mato Grosso, abrangendo aldeias que fazem parte do projeto piloto: Katyalarekwa, Serra Dourada (Polo 1), Oreke, Arara Azul e Duas Cachoeiras (Polo 2). A sinalização turística, crucial para orientar turistas e comunidades, é um pilar essencial para o desenvolvimento turístico regional.

A segunda parte, no montante de R$ 183.258,61 (cento e oitenta e três mil, duzentos e cinquenta e oito reais e sessenta e um centavos), tem como finalidade custear despesas relacionadas ao Natal Iluminado Tangará 2023. Isso abrange a manutenção, mão de obra e locação da decoração natalina.

De acordo com a mensagem encaminhada aos vereadores, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo prepara uma extensa programação para o Natal Iluminado deste ano, prevendo 45 dias de eventos, incluindo apresentações culturais, Ônibus do Papai Noel e iluminação pela cidade, acarretando custos adicionais com manutenção e aquisição de mão de obra.

O Projeto de Lei 252/2023, por sua vez, também aprovou suplementação de R$ 100.000,00 (cem mil reais) destinados à implantação da Sinalização Turística no Território Paresi, ação que complementa o projeto piloto do Etnoturismo. Além disso, foi aprovada uma suplementação de R$ 319.000,00 (trezentos e dezenove mil reais), destinada a custear despesas relacionadas ao evento Natal Iluminado Tangará 2023, abrangendo manutenção, mão de obra e locação da decoração natalina.

A aprovação de ambos os projetos reflete o compromisso da Câmara Municipal em fortalecer o potencial turístico da região e proporcionar à comunidade tangaraense um Natal repleto de luz e celebração. Ambos os projetos visam a atração do turismo regional. Os projetos aprovados foram encaminhados à sanção do Poder Executivo Municipal.