Vereadores acompanham andamento da obra de captação de água do Rio Sepotuba

Foto: Reprodução/ Prefeitura de TGA

Uma adutora de 14,5 quilômetros para suprir o abastecimento de água em Tangará da Serra. A construção do sistema de captação e transposição de água bruta do Rio Sepotuba para a Estação de Tratamento e Distribuição de Água (ETA Queima Pé) está 30% concluída de acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAMAE).

Em visita técnica realizada na última sexta-feira (19), os vereadores acompanharam o chefe do Executivo e secretários, na ocasião, os parlamentares inspecionaram o local e constataram avanços significativos no serviço prestado pela empresa Uniko Engenharia LTDA-EPP, de Cuiabá, vencedora do certame licitatório que iniciou os trabalhos no local, em setembro do ano passado.

Conforme o cronograma, o serviço segue com prazo de entrega previsto para o primeiro semestre, quanto à execução do projeto, investiram um total de R$ 37.746.225,44 milhões, parte deste recurso R$ 9.301.712,29 milhões, cobriu os custos destinados e obra de captação e outros R$ 2.919.017,97 milhões revertidos à adutora, além disso, em 2021 a prefeitura adquiriu R$ 22.453.751,45 milhões em tubulação, e todo este orçamento transitou primeiramente, pela análise dos vereadores, por meio da tramitação dos projetos de lei na Casa. Agora, como parte do processo legislativo, os vereadores fiscalizam a estrutura, garantindo à população tangaraense o desenvolvimento, a lisura  do processo e, sobretudo, a seguridade hídrica ao município.

Mais de 10 km de tubulação para adução de água do Sepotuba já foram instaladas. Contudo, ainda serão investidos R$ 28 milhões na ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA – 150 L/s), três novos reservatórios (nove milhões de litros), adutora (distribuição de água tratada) e alteamento, para criar uma elevação da represa Sitna. O Projeto de Lei (PL nº 370/2023)  tramitou na 44ª Sessão Ordinária de 2023, autorizando o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)