Tangará da Serra celebra Dia Municipal da Democracia

Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

MARCOS FIGUEIRÓ

Jornalista da Câmara MTB 0925/MT

Hoje, Tangará da Serra comemora o Dia Municipal da Democracia, uma data significativa que tem sido celebrada desde 2009, quando a Câmara Municipal aprovou a Lei nº 3270/2009, instituindo o 15 de setembro de cada ano como uma ocasião especial para reflexão e engajamento cívico. Esta lei visa fortalecer os princípios democráticos no município, orientando e conscientizando os cidadãos sobre a importância da democracia em suas vidas.

O Dia Municipal da Democracia é um lembrete anual da necessidade de participação ativa e informada dos cidadãos na tomada de decisões políticas e no controle dos destinos da cidade. Ao longo dos últimos 14 anos, a data tem sido um marco para destacar o compromisso de Tangará da Serra com a governança democrática e a promoção da cidadania.

A Lei nº 3270/2009, que estabelece esta data comemorativa, orienta e conscientiza os munícipes sobre a importância da democracia no município. Além disso, destaca a importância de envolver os cidadãos em processos políticos, desde eleições municipais até a construção de políticas públicas. O objetivo é garantir que a voz de todos os tangaraenses seja ouvida e considerada, promovendo assim um ambiente democrático saudável e inclusivo.

Neste dia especial, as escolas também têm um papel importante na promoção da conscientização entre os estudantes, ensinando-os sobre os princípios fundamentais da democracia e incentivando seu envolvimento ativo na comunidade. A democracia é um valor fundamental que sustenta as sociedades livres e justas, e seu fortalecimento contínuo é essencial para o progresso de Tangará da Serra.

O Dia Municipal da Democracia é um lembrete anual de que cada cidadão tem um papel vital a desempenhar na construção de um município melhor, mais justo e mais inclusivo. À medida que a data é lembrada, os olhos da sociedade estão voltados para um futuro onde a democracia local floresça e onde todos os cidadãos tenham a oportunidade de contribuir para a construção de uma comunidade mais forte e coesa. O Dia Municipal da Democracia é um lembrete de que a voz de cada cidadão importa e é fundamental para o progresso e a prosperidade de Tangará da Serra.