Rua A do Bairro Bela Vista ganha nome da pioneira Maria Delesporte

A Casa de Leis apreciou em sessão ordinária realizada na terça-feira, 29 de abril, o Projeto de Lei nº 116/2025, de autoria da vereadora Dona Neide, que dispõe sobre a nominação da Rua “A” do Bairro Bela Vista para “Rua Maria Delesporte”.

A propositora indica na justificativa do projeto que a pioneira Maria Delesporte merece a honraria devido a seu legado de força, assim como seu espírito de luta, resiliência e dedicação à família e à comunidade. Também são destacados os bons préstimos e a contribuição prestada pela homenageada para o desenvolvimento do município de Tangará da Serra.

O PL recebeu parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça, Redação Final e Eficácia Legislativa da Câmara Municipal, foi aprovado por unanimidade com 13 votos favoráveis e agora segue para a sanção do Executivo Municipal.

BIOGRAFIA

Maria Delesporte nasceu no dia 30 de dezembro de 1925, em Alvorada-MG. Casouse com Eliziário Lopes Ricardo, com quem compartilhou uma vida marcada por desafios e conquistas, sendo mãe dedicada e companheira incansável. Em 1975, Maria e sua família deixaram Minas Gerais e enfrentaram uma longa e desafiadora viagem rumo ao Mato Grosso. Chegaram a Tangará da Serra no dia 29 de agosto, depois de uma jornada de mais de dez dias, realizada em um caminhão pau de arara. Junto ao marido e seus filhos — Anael, Ozias, Imar, Margareth, Arlete, Sebastião, Jadir e Isabel — Maria ajudou a estabelecer a família em uma gleba chamada Água Branca, onde começaram a construir uma nova vida. Após um tempo se mudaram para a cidade, no bairro Jardim Shangri-lá, e após oito anos do falecimento de seu esposo, Sr. Eliziario Lopes Ricardo, mudou-se para a Rua João do Prado Arantes, Nº 502 “s”, Centro, onde viveu até o seu falecimento. Maria Delesporte foi mais que uma matriarca: desempenhou papel fundamental na adaptação e crescimento de sua família em uma terra desconhecida, onde cultivou valores como união, resiliência e trabalho árduo. Com sua força e determinação, foi uma das responsáveis por superar as dificuldades da colonização, ajudando a formar a base de Tangará da Serra como conhecemos hoje. Maria viveu uma vida longa e cheia de histórias, tornando-se um exemplo de dedicação à família e à comunidade. Após quase um século de vida, faleceu no dia 18 de setembro de 2023, aos 97 anos, em decorrência de pneumonia. Sua ausência deixa saudades profundas, mas sua memória permanece viva no coração de seus descendentes e de todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.

 

 

 

Faynystton Missio - Assistente de Imprensa