Rua 34 do Bairro Buritis II receberá o nome “Pastor João Vicente Duarte”
A Casa de Leis apreciou em sessão ordinária realizada na terça-feira, 20 de maio, o Projeto de Lei Ordinária nº 143/2025, de autoria do vereador Esdras Moraes, que dispõe sobre a nominação da Rua 34, no bairro Jardim Buritis II.
A rua receberá o nome de “Pastor João Vicente Duarte” em homenagem ao líder religioso que, ao fincar raízes em Tangará da Serra, contribuiu para o desenvolvimento da cidade ao prestar relevantes serviços à sociedade tangaraense.
O projeto recebeu parecer favorável das Comissões de Educação, Cultura e Esportes e de Legislação, Justiça, Redação Final e Eficácia Legislativa da Câmara Municipal. O PL foi aprovado por unanimidade com 13 votos favoráveis e agora segue para a sanção do Poder Executivo.
BIOGRAFIA
João Vicente Duarte nasceu em 12 de agosto de 1957 em Frei Jorge, Minas Gerais, filho de Ildebrando Vicente Duarte e Merces Faustina Duarte, sendo o terceiro filho do casal. Vieram de Minas Gerais para Mato Grosso com sua família no ano de 1972 a procura de melhores condições de vida e se estabeleceram no sítio, nesta ocasião João tinha 15 anos. Residiram no Ararão na Fazenda Bandeirantes, onde trabalhavam na agricultura de subsistência, plantavam e colhiam para o consumo da família. Nos anos 80 se mudaram para a Vila Portuguesa, uma das primeiras Vilas de Tangará da Serra, e então começa a trabalhar nas firmas empreiteiras em Cuiabá, capital do estado. João Vicente Duarte se converteu em 01 de outubro de 1974 e se tornou membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em 23 de outubro de 1978 quando desceu às águas batismais e congregava na Igreja Sede em Tangará da Serra -MT. Casou-se com Rute Vieira Dias Duarte em 21 de março de 1981 em Tangará da Serra e tiveram juntos três filhos. Morou no Jardim Shangrilá por 16 anos e frequentava a Igreja Assembleia da Vila Alta, Igreja a qual ajudou a construir, pois exercia a função de construtor civil na profissão de pedreiro, realizando várias obras de construção na cidade. Nesta época o seu pastor era o Pr. Roque Pereira de Jesus e o presidente do campo de Tangará era Pr. Lázaro Benedito Alves. Em 1998 foi consagrado ao presbitério e em 2002 foi chamado para pastorear Igreja; a primeira Igreja que pastoreou foi em Distrito de São Jorge. Como ministro do evangelho da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, fazia parte da CGADB - Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil e da COMADEMAT que é a Convenção das Assembleias de Deus em Mato Grosso, sendo ordenado a pastor em 16 de dezembro de 2004. Pastoreou diversas Igrejas dentro do campo de Tangará da Serra, entre algumas congregações estão as Igrejas do San Diego, Progresso, no Assentamento Antônio Conselheiro na Curva da Benção, Agrovila 28 e Agrovila 24, Deciolândia e Morada do Sol. Tinha grande amor ao evangelho, pelas almas. Trabalhava incansavelmente para aliviar o fardo do povo nas suas necessidades diárias de pão e de palavra, de água viva que é a salvação da alma, pois aquele que toma desta água nunca mais terá sede. Amoroso, filho, irmão, esposo, pai, sogro, avô e pastor nos deixou no dia 06 de fevereiro de 2018 às 11horas e 36 minutos. Pelos seus feitos será muito bem recompensado pelo Senhor e nós aguardamos revê-lo novamente naquele grande dia como dizia em suas pregações que aqueles que dormem no Senhor ressuscitarão primeiro ao soar da trombeta de Deus ( I Ts 4:15). Esta é a esperança do cristão de que a vida não termina aqui e há um lugar aguardando aqueles que são fiéis para uma vida eterna com Cristo.
Faynystton Missio - Assistente de Imprensa