Retrospectiva: 2023, ano produtivo e de atuação positiva do Legislativo em prol da população tangaraense

Imagem Ilustrativa - Reprodução/Web

A Câmara Municipal encerrou o terceiro ano da 11ª Legislatura com resultados expressivos mediante a aprovação de matérias relevantes para os tangaraenses, especialmente, nas áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura, Assistência Social, Àgua e Esgoto.

Ao longo de 2023, o Plenário da Casa apreciou, discutiu e votou 430 projetos de lei, dos quais 55 foram de autoria do Legislativo, além disso, durante o período os vereadores apresentaram 750 indicações e 156 requerimentos. Durante o ano, a Câmara realizou um total de 44 sessões ordinárias, 19 sessões extraordinárias, oito eventos institucionais entre solenidades e audiências públicas.  Quanto aos recursos os vereadores aprovaram R$ 79 milhões para a Saúde, mais de R$ 88 milhões a Educação, R$ 75 milhões a Infraestrutura, outros R$ 11 milhões destinados a Assistência Social, autorizaram a Autarquia SAMAE R$ 38 milhões, ao Meio Ambiente R$ 9, 359 milhões, Esporte R$ 1, 743 milhão; e R$ 3 milhões direcionados a Cultura.

No período, sob o comando do presidente Romer Japonês (PV) e dos membros da Mesa Diretora; Elaine Antunes (PODE) – Vice-Presidente; Prof. Sebastian (CIDADANIA) – 1ª Secretário e Davi Oliveira (PSB) – 2ª Secretário; o Poder Legislativo devolveu ao Tesouro Municipal R$ 3,81 milhões, por meio de medidas eficientes que resultaram na economia dos recursos públicos. A retrospectiva das ações e trabalhos desenvolvidos em 2023, demonstra a cooperação de cada parlamentar em benefício da democracia, pautados pelo diálogo e transparência, viabilizaram o respeito entre os poderes Legislativo e Executivo, através da aprovação de matérias de interesse público, transmitindo desse modo, credibilidade e otimismo com relação ao futuro político do município.

As atividades em Plenário deverão ser retomadas no dia 06 de fevereiro, para a realização da 1ª Sessão Ordinária de 2024, contudo, pode haver convocação de Sessão Extraordinária no decorrer do mês de janeiro, e os vereadores mesmo em recesso, permanecem em atividade atendendo a população. Reforçamos que no período de 08 de janeiro a 02 de fevereiro, o expediente da Câmara Municipal ocorre de segunda a sexta-feira das 07h às 13h.

Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)