Recurso de R$ 1,4 milhão suprirá compra de equipamentos, materiais e serviços em saúde

Imagem Ilustrativa - Reprodução/Web

Para suprir ações da atenção primária, média e alta complexidade, os vereadores aprovaram na 23ª Sessão Ordinária (11.07), o Projeto de Lei (PL nº 143/2023) de autoria do Executivo que abre crédito especial no valor de R$ 1.434.789,04 milhão destinado a custear despesas da Secretaria Municipal de Saúde.

O texto especifica a utilização de recurso aplicado na atenção básica para aquisição de insumos e serviços de próteses dentárias, compra de equipamentos (computadores, biombo, carro curativo, carro de emergência, mesa de mayo, suporte de hamper, otoscópio, sonoar portátil, armários, oftalmoscópio), além da obtenção de medicamentos voltados ao tratamento de pacientes com hepatites virais atendidos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE), e ainda, materiais visando à prevenção e atendimento aos portadores da hanseníase.  Insumos também serão direcionados ao Centro de Reabilitação e Fisioterapia, e a Vigilância Sanitária, para a realização de oficinas, capacitação e qualificação de gestores e técnicos, visando o desenvolvimento da gestão SUS no Município; “os créditos do Hospital Municipal serão utilizados para a aquisição de medicamentos, gêneros alimentícios, material de expediente, bem como, a aquisição de equipamentos de mesas, suporte de soro, conjunto otoscópio, negatoscópio, ambu adulto e infantil, otoscópio, sonar portátil, carro funcional, bipap, ventilômetro, bisturi eletrônico, aspirador cirúrgico, oftalmoscópio, seladora p selar embalagem de grau cirúrgico, monitor de débito, oxímetro, monitor multiparamétrico, câmara de conservação, ares-condicionados, longarinas, televisor, aparelho de anestesia, bomba de infusão, dentre outros”.

Apreciada em discussão única e aprovada por unanimidade, 13 votos favoráveis, a matéria segue para sanção do Executivo e se torna vigente a partir da publicação no Diário Oficial do Município.

Texto: Larissa Grella - Jornalista (MTB:2257/MT)