Profissionais que prestam apoio à educação especial são homenageados

Por integrar a proposta pedagógica da escola regular, o atendimento educacional especializado (AEE) aos alunos com deficiência é considerado um apoio fundamental, para o desenvolvimento de habilidades individuais. Em nome da Instituição e por iniciativa do vereador Esdras Moraes (PL), os Profissionais de Apoio Escolar, Núcleo de Apoio Educacional, que fazem o assessoramento aos Centros Municipais de Ensino, e alunos especiais, foram homenageados na 13ª Sessão Ordinária (15.04) com a entrega de Moção de Aplausos.

“O aluno com deficiência requer ações pedagógicas diferenciadas, e na por busca garantir a inclusão e o desenvolvimento pleno estão os profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que oferecem em sala, recursos multifuncionais, complementando o ensino regular e focando nas necessidades individuais de cada aluno. Em contrapartida, há o acompanhamento e monitoramento, por meio de visitas técnicas às escolas, oferecendo suporte e orientação aos professores, por meio da Equipe do Núcleo de Apoio Educacional (NAE)”.

O suporte ocorre também através de parcerias intersetoriais, em conjunto com as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e a família do educando. Equipes protagonistas, que nos mostram diariamente, que a Síndrome de Down, causada pelo cromossomo extra, carrega amor, força, superação e uma alegria contagiante. Por serem símbolo da luta e sensibilização frente à Síndrome de Down, foram merecedores na concepção do Parlamento, a receberem a Moção de Aplausos oferecida pela Casa de Leis, pelas mãos do vereador Esdras Moraes, e aprovada por unanimidade, na 12ª Sessão Ordinária, realizada em 8 de abril de 2025.