Professor Sebastian quer informações sobre atendimento a pacientes com deficiência no Hospital Municipal

 

 

Marcos Figueiró

Assessoria de Imprensa

 

Professor Sebastian (PSB) encaminha esta semana ao Poder Executivo Municipal requerimento solicitando informações sobre mobílias adaptadas para pacientes com deficiência. O vereador quer saber da Secretaria Municipal de Saúde se há, no Hospital Municipal, equipamentos adaptados para cadeirantes, como, por exemplo, macas.

 

“Pensar em equipamentos que sejam adaptados para cadeirantes é pensar não somente no paciente, bem como nos profissionais que atuam nessa área e que, em sua maioria, encontram obstáculos quando não há equipamentos adaptados para Pessoas Com Deficiência”, afirma o vereador Professor Sebastian.

 

Segundo o parlamentar, é preciso que o poder público esteja preparado para atender toda a população, o que inclui os pacientes com deficiência. “O assunto pessoa com deficiência vem sendo pauta de diversas discussões”, lembra o vereador, ao afirmar que o setor de Saúde tem o dever de estar envolvido nestas discussões e, mais que isso, atender as reivindicações das pessoas com deficiência.

 

Professor Sebastian também encaminhou requerimento a Secretaria Municipal de Saúde pedindo informações a respeito de como são realizados os exames de prevenção, detecção e tratamento de cânceres de colo uterino e de mama em mulheres com deficiência em Tangará da Serra. “Em novembro deste ano, foi sancionada a Lei 13.362/16 que assegura a prevenção, detecção e tratamento de cânceres de colo uterino e de mama às mulheres com deficiência. Diante disso, requeremos informações a respeito de como estão sendo realizadas essas prevenções”, diz.

 

Professor Sebastian diz que o problema precisa ser discutido, uma vez que atualmente, para a realização do Exame de Mamografia, é necessário que a mulher permaneça em pé. “O que queremos saber é que como a Secretaria Municipal de Saúde está procedendo diante de possíveis casos com mulheres com algum tipo de deficiência que as impeça de realizar os exames como as demais?”, questiona.