Professor Sebastian quer informações sobre atendimento a pacientes com deficiência no Hospital Municipal

Professor Sebastian (PSB) encaminha esta semana ao Poder Executivo Municipal requerimento solicitando informações sobre mobílias adaptadas para pacientes com deficiência. O vereador quer saber da Secretaria Municipal de Saúde se há, no Hospital Municipal, equipamentos adaptados para cadeirantes, como, por exemplo, macas.

“Pensar em equipamentos que sejam adaptados para cadeirantes é pensar não somente no paciente, bem como nos profissionais que atuam nessa área e que, em sua maioria, encontram obstáculos quando não há equipamentos adaptados para Pessoas Com Deficiência”, afirma o vereador Professor Sebastian.

Segundo o parlamentar, é preciso que o poder público esteja preparado para atender toda a população, o que inclui os pacientes com deficiência. “O assunto pessoa com deficiência vem sendo pauta de diversas discussões”, lembra o vereador, ao afirmar que o setor de Saúde tem o dever de estar envolvido nestas discussões e, mais que isso, atender as reivindicações das pessoas com deficiência.

Professor Sebastian também encaminhou requerimento a Secretaria Municipal de Saúde pedindo informações a respeito de como são realizados os exames de prevenção, detecção e tratamento de cânceres de colo uterino e de mama em mulheres com deficiência em Tangará da Serra. “Em novembro deste ano, foi sancionada a Lei 13.362/16 que assegura a prevenção, detecção e tratamento de cânceres de colo uterino e de mama às mulheres com deficiência. Diante disso, requeremos informações a respeito de como estão sendo realizadas essas prevenções”, diz.

Professor Sebastian diz que o problema precisa ser discutido, uma vez que atualmente, para a realização do Exame de Mamografia, é necessário que a mulher permaneça em pé. “O que queremos saber é que como a Secretaria Municipal de Saúde está procedendo diante de possíveis casos com mulheres com algum tipo de deficiência que as impeça de realizar os exames como as demais?”, questiona.