Legislativo homenageia Primeira-Dama do Município com Moção de Aplausos

O Poder Legislativo homenageou a Primeira-Dama do Município pelo relevante serviço prestado a comunidade de Tangará da Serra. O ato ocorreu durante a  30ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira, 12 de setembro, no Plenário da Câmara Municipal.

A homenagem proposta através da Moção nº 16/2023, de autoria da vereadora Elaine Antunes (PODE), concede o título a Silvana Ló Masson, em gratidão e reconhecimento ao trabalho social prestado, através da atuação da Primeira-Dama, enquanto Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres (GPPM), e Vice-presidente da Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM-MT), desde fevereiro de 2023.

“Como coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, a Primeira-Dama atua em todas as secretarias para desenvolver políticas que atendem meninas, mulheres e idosas bem como a família tangaraense. Dentre os inúmeros feitos, reestruturou o Sistema Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, com funcionamento do Gabinete da Mulher, Conselho Municipal, Fundo Municipal e a Rede de Proteção Social. Implantou o Fórum Permanente de Políticas para a Mulher e da Comissão de Elaboração do Plano Municipal de Políticas para Mulheres (PMPM), ações que garantem o espaço da mulher na sociedade e o empoderamento deste público em nosso Município”.

Diante ao trabalho social desempenhado, o Poder Legislativo prestou a honraria a Primeira-Dama do Município, Silvana Ló Masson, concedendo a Moção de Aplausos e Congratulações, oferecida pela Casa de Leis, através da vereadora Elaine Antunes e reconhecida por unanimidade por todos os parlamentares.  A Câmara Municipal de Tangará da Serra estabelece, no Regimento Interno da Casa, a concessão de títulos e honrarias a pessoas e instituições que desempenham ações em prol do crescimento, proteção, defesa e desenvolvimento da cidade. Confira a biografia de ‘Silvana Ló Masson’.

BIOGRAFIA

Silvana Ló Masson, Primeira-dama do Município de Tangará da Serra – MT, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres – GPPM, Vice-presidente da Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM-MT), desde fevereiro de 2023.

Silvana Ló Masson nasceu na cidade de Caiçara – Rio Grande do Sul. Casada com o Prefeito Municipal de Tangará da Serra, Vander Alberto Masson, tem dois filhos, Guilherme e Rafael, e três netas e um neto.

Ainda pequena migrou com os pais para Nova Prata do Iguaçu, no Paraná, em 1972, buscando uma oportunidade para melhorar as condições da família e crescer. Em 1982 a família veio para Tangará da Serra, no Mato Grosso.

Desde muito cedo trabalha. Quando criança atendia no balcão da Padaria dos pais e fazia entregas. Depois, já casada, trabalhava na indústria de alimentos da família. Foi empresária do ramo de lavanderia. É pecuarista e voluntária na política que, para ela, é a oportunidade de mudar a vida das pessoas.

Como coordenadora no Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, trabalha de forma transversal com todas as secretarias para desenvolver políticas que atendem meninas, mulheres e idosas bem como a família tangaraense.

Considera que os principais desafios como primeira-dama e como coordenadora do Gabinete é garantir o espaço das mulheres de decisão, ação e poder.

Dentre as conquistas nestes dois anos de atuação temos:

• Reestruturação do Sistema Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, com funcionamento do Gabinete da Mulher, Conselho Municipal, Fundo Municipal e a Rede de Proteção Social. Instalação do Fórum Permanente de Políticas para a Mulher e da Comissão de Elaboração do Plano Municipal de Políticas para Mulheres (PMPM).
  • Gestão para implantação do SIPIA.
  • Organização da homenagem ao Dia do Contador como parte do fomento à arrecadação de Imposto de Renda Pessoa Física para os Fundos da Criança e do Adolescente.
  • Parceria com entidades públicas, filantrópicas e privadas para a conscientização e prevenção do câncer de mama.
  • Participação no desenvolvimento do etnoturismo no município e das ações culturais.
  • Articulação para elaboração da lei do Serviço de Acolhimento Familiar no Município.
  • Elaboração do Projeto Circuito da Alegria, já no seu segundo ano, que organiza todas as unidades da Prefeitura para a comemoração do Dia das Crianças, durante uma semana.
  •  Participação no projeto Tangará em Ação, mutirão de atendimento à população.
  • Realização de Seminário em parceria com o Tribunal de Justiça, Instituto Federal, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, entidades da sociedade civil e órgãos públicos.
  •  Participação junto com o Conselho da Mulher em eventos nas cidades de Cuiabá e Sinop.
  •  Gestão junto às entidades para a Regularização Fundiária no município.
  • Adesão ao Selo Unicef.
  • Articulação para inclusão de Tangará no projeto de entrega de aparelhos tecnológicos para deficientes visuais, junto com a DRE do Estado, que permitiram acesso à visão digital.
  • Apoio na realização do 2º Encontro de Mulheres Indígenas Haliti-Paresi.
  • Apoio e articulação na implantação do estudo para elaboração do PMPI – Plano Municipal da Primeira Infância.
  • Participação na Capacitação de Conselheiros Tutelares.
  • Articulação para implantação Lei de Patrocínio.
  • Realização Semana da Mulher Tangaraense.
  • Realização Agosto Lilás e Dourado.
  • Realização palestra Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças.
  • Comemoração do Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino com palestras, capacitação e Feira das Mulheres Empreendedoras.

Silvana é grata a Deus por ter a oportunidade de estar como primeira-dama e coordenadora do Gabinete de Políticas para Mulheres, podendo mudar a vida das pessoas para melhor. E a certeza de que pode contribuir, de forma voluntária, para que cada vez mais as meninas e mulheres tenham seus espaços respeitados, na sua individualidade.