Jauir Borges da Silva é homenageado com nominação da Rua 70 no Bairro Jardim Tarumã

Familiares do Sr. Borge, prestigiaram a sessão de aprovação do PL.

A Rua Setenta localizada no Bairro Jardim Tarumã será nominada ‘Jauir Borges da Silva” para homenagear o cidadão falecido em 2022. A homenagem proposta através do Projeto de Lei (PL nº 58/2023),  do Poder Legislativo, ocorreu na última terça-feira (19) durante a 44ª Sessão Ordinária.

O PL de autoria da vereadora Elaine Antunes (PODE) visa valorizar a contribuição deste pioneiro, que chegou com a esposa Cilene, e os filhos Lucélia, Gilson, Jailson e vindo mais tarde adotar a Lucilene Patrícia. Sanfoneiro dos bons, em épocas de política, fazia parcerias junto ao irmão Jonas, e compuseram jingles de propaganda política.

“Em 1985, o Sr Sebastião Oliveira (Tatão) havia formado um grupo de Folia de Santos Reis. E assim foi com o Grupo de Reis Estrela do Oriente, tocou folia de Reis por aproximadamente 20 anos, gravou junto com seu irmão em 2005, um CD com 12 toadas de folia de Reis. Jauir com seu acordeom levou o nome de Tangará da Serra para muitos lugares do Brasil com muita maestria. nada mais justo que homenagear essa pessoa que residiu por 46 anos em Tangará da Serra, e teve sua importância para o município”.

Jauir, conhecido por Borge, era reconhecido pelo talento musical, seus arranjos eram a sua marca registrada. Muito devoto dos Três Reis do Oriente, amava a vida e dedicava muito amor à família. Em seu segundo casamento teve mais três filhos, sendo eles Thiago, Gustavo e Marcelo, hoje todos com suas vidas, e foram educados pelo pai, dentro da formação Cristã. Partiu aos 72 anos após travar uma luta contra o câncer de pulmão. Deixou muita saudade e boas lembranças aos nove irmãos, seus filhos, genros, noras, netos e aos amigos e será sempre lembrado por sua alegria e vontade de viver. O projeto aprovado em discussão única foi aprovado por 12 votos favoráveis, e segue para sanção do Executivo. Confira a biografia de Jauir Borges da Silva.

JAUIR BORGES DA SILVA

*28/08/1949        +26/06/2022

Jauir Borges da Silva, nascido em 28 de agosto de 1949, veio pra Tangará da Serra em dezembro de 1976, desbravando este município, juntamente com sua família, sua esposa Cilene, seus filhos Lucélia, Gilson, Jailson e vindo mais tarde adotar a Lucilene Patrícia.

Em 1985, o Sr Sebastião Oliveira (Tatão) havia formado um grupo de Folia de Santos Reis. Jauir foi convidado pelo seu irmão para tocar no grupo, pois ele era um SANFONEIRO dos bons, que acompanhava nas cantorias da família, pois só ele sabia tocar sanfona. Nas épocas de política, ele fazia parcerias junto de seu outro irmão Jonas, que também é folião e compôs Gringos de propaganda política, cantou para Dona Thais, Zé Amando e também para o Tuim quando se candidatou a Deputado.

E assim foi com o Grupo de Reis Estrela do Oriente, tocou folia de Reis por aproximadamente 20 anos, gravou junto com seu irmão em 2005, um CD com 12 toadas de folia de Reis. Jauir com seu Acordeom levou o nome de Tangará da Serra para muitos lugares do Brasil com muita maestria. Às vezes tocava em Nova Olímpia, mas a grande maioria foi em Tangará da Serra e região. Além de dar segurança na hora da apresentação, o Jauir, o Borge como era conhecido, fazia arranjos maravilhosos durante suas andanças. Ele tinha muita devoção pelos Três Reis do Oriente, amava a vida e dedicava muito amor à família.

Em seu segundo casamento teve mais três filhos, sendo eles Thiago, Gustavo e Marcelo, e hoje todos com suas vidas, sempre dentro da formação Cristã e muito amor um com o outro. Jauir foi homenageado na câmara municipal de Tangará pelo Vereador Silvio Somavilla, como Cidadão Tangaraense, Folião do Grupo de Reis Estrela do Oriente como músico Sanfoneiro e vocal.

No dia 26 de Junho de 2022, Jauir Borges da Silva, partiu para junto de Deus, sendo acometido por um Câncer de Pulmão, SILENCIANDO ASSIM O SOM DA SANFONA, e os acordes que fazia para nós. Éramos 10 irmãos, agora resta muita saudade e boas lembranças para nós nove (9) irmãos, seus filhos, genros, noras, netos e todos os amigos que ele ao longo dos seus 72 anos deixou. Vamos lembrar para sempre da sua alegria e vontade de viver.

Este é um breve relato escrito sobre a vida do Borge, para que fique eternizado na história de Tangará da Serra e nos corações dos familiares e amigos.Diante o exposto, nada mais justo que homenagear essa pessoa que residiu por 46 anos em Tangará da Serra, e teve sua importância para o município, nominando para JAUIR BORGES DA SILVA, a Rua 70 localizada no Jardim Tarumã.