Estrada São José se chamará ‘Avenida Devanir Barbato’ em homenagem ao pioneiro

Foto: Neusino Pereira

A Câmara Municipal aprovou em segundo turno, na 30ª Sessão Ordinária, desta terça-feira, 12 de setembro, o Projeto de Lei (PL nº 38/2023), de autoria do Legislativo que dispõe sobre a nominação da Estrada São José, localizada na Comunidade São José.

Em homenagem dedicada ao produtor rural, Devanir Barbato, a estrada será nominada ‘Avenida Devanir Barbato’, por indicação do vereador Nivaldo Leiteiro (PODE). De acordo com a justificativa, o pioneiro paulista, natural de Balbinos, se mudou para Tangará da Serra em 1964, e teve contribuição significativa no desenvolvimento do Município; Devanir era agricultor, a mão de obra era braçal, com isso empregava várias pessoas, no cultivo de arroz, milho e café (mais de 64 mil pés), o que denominou o nome do Sítio de Ouro Verde á beira do córrego Estaca, estrada de acesso a Comunidade São José, atualmente, 100 metros do Jardim Acapulco. Uma boa parte da sua vida dedicou-se a pecuária, se tornando o maior produtor de gado leiteiro e corte da região”.

Com o aval do Plenário, o projeto aprovado por unanimidade, 13 votos favoráveis, segue para sanção do Executivo, e se torna lei a partir da publicação no Diário Oficial do Município, quando então, o trecho será reconhecido oficialmente por Avenida Devanir Barbato.

Texto: Larissa Grella - Jornalista (MTB-2257/MT)