Emenda parlamentar de R$ 100 mil contemplará o SAMU para aquisição de rádios de comunicação portáteis digitais

Imagem Ilustrativa - Reprodução/Web

Aquisição de rádios de comunicação de alta frequência ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Para tornar mais ágil à interação entre as equipes no repasse de informações, os vereadores aprovaram na 21ª Sessão Ordinária (27.06), o Projeto de Lei (PL nº 119/2023) de autoria do Executivo, que abre crédito especial no valor de R$ 100 mil destinado a custear despesas da Secretaria de Saúde.

O investimento é proveniente de emenda parlamentar direcionada pelo vereador Romer Japonês (PV) que viabilizará avanços e modernização no sistema de comunicação do SAMU, “em locais onde o telefone e a internet não funcionam, a comunicação via rádio permanece constante, não sofre interferência por contar com o uso de canais de operação licenciados. Isso significa que as mensagens trocadas pelo radiocomunicador são protegidas e não podem ser ouvidas por terceiros. Na ambulância, isso é essencial para que o interlocutor receba a informação mesmo durante o trânsito intenso ou com as sirenes ligadas”.

Com o aporte do Legislativo Municipal, o SAMU terá um instrumento facilitador para orientações e tomada de decisões entre as equipes. A matéria aprovada por unanimidade, 13 votos favoráveis, segue para sanção do Executivo Municipal.

Texto: Larissa Grella - Jornalista (MTB:2257/MT)