Claudinho Frare sugere definição de locais para coleta de medicamentos vencidos em postos de Saúde

Claudinho Frare (PSD) sugeriu ao Poder Executivo Municipal a elaboração de um projeto para a instalação de pontos de coleta de remédios vencidos nos postos de saúde de Tangará da Serra. Segundo o vereador, remédios vencidos não devem ser descartados diretamente no lixo comum, visto que contém produtos químicos que podem causar impacto ambiental.

“A finalidade é ajudar a diminuir os riscos de problemas que podem ser causados, se estes medicamentos jogados em lixos ou terrenos baldios forem ingeridos por outras pessoas ou até mesmo crianças”, explica o vereador Claudinho Frare.

Além da criação dos pontos de coleta, Frare defende que a Prefeitura realize campanhas educativas envolvendo as secretarias municipais de Saúde e Educação. “Isso irá conscientizar a população a não mais jogar no lixo comum esses medicamentos e sim devolver ao município para que o mesmo faça o descarte adequado”, frisa o parlamentar.

RISCOS – De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os municípios são responsáveis pela destinação adequada dos medicamentos. Farmácias públicas ou particulares devem receber remédios vencidos e outras medidas, como a definição de pontos específicos de coleta em unidades de saúde, podem ser implementadas como forma de evitar casos de contaminação por medicamentos, em especial por parte de crianças, além de inibir a automedicação fora do prazo de prescrição de um remédio. Lançados a natureza, quando em contato uns com os outros, os medicamentos não raro são convertidos em veneno, colocando em risco a saúde de pessoas e animais pela contaminação dos recursos hídricos.