Câmara será certificada com o 'Selo Diamante de Transparência' nesta quarta (10), pelo TCE-MT

A Câmara Municipal de Tangará da Serra alcançou, no ciclo 2025 do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), a mais alta classificação ao conquistar o Selo Diamante de Transparência Pública, concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A instituição registrou 97,67% de índice de transparência no levantamento. 

A cerimônia será realizada nesta quarta-feira, 10 de dezembro, às 8h, no Auditório da Escola Superior de Contas “Lenine de Campos Póvoas”. Durante o evento, o TCE-MT fará a entrega dos Certificados de Transparência Pública a 124 instituições mato-grossenses que atingiram os níveis exigidos pelo PNTP. A certificação reforça o empenho do Legislativo tangaraense com a transparência, a governança e o acesso à informação. No estado, serão concedidos 54 selos Diamante, 48 Ouro e 22 Prata.

Para alcançar este resultado, destaca-se o empenho do Analista de Sistemas, Adriano Serbate, e da Controladora Interna, Luciana Felisberto, que atuaram de forma integrada no apoio técnico. Os servidores contribuíram para a análise diagnóstica, levantamento de critérios e a identificação dos aprimoramentos necessários para alinhar o portal da Câmara, aos parâmetros do PNTP. Entre os aspectos avaliados constaram a atualização periódica das informações, a padronização dos dados divulgados, a disponibilização da ordem cronológica de pagamentos e a regulamentação da Lei nº 14.129/2021 (Lei do Governo Digital).

Com a conquista do Selo Diamante, a Casa reafirma o compromisso com a integridade, a eficiência administrativa e o fortalecimento da transparência pública, avançando de forma consistente rumo a excelência na gestão do Poder Legislativo Municipal. Os resultados quantitativos do ciclo 2025, estão disponíveis no site do Radar da Transparência Pública.

 

 

Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)