Câmara Municipal aprova projeto que declara Arraiá Santa Terezinha como Patrimônio Cultural e Imaterial de Tangará da serra
A Casa de Leis apreciou em sessão ordinária realizada na terça-feira, 24 de junho, o Projeto de Lei nº 203/2025, de autoria do vereador Professor Sebastian, que declara o “Arraiá Santa Terezinha” como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Tangará da Serra-MT.
O tradicional evento da Igreja Santa Terezinha realizou sua primeira edição no ano de 2012, como parte do encerramento das Santas Missões Populares realizadas na comunidade. A ideia inicial era propor um momento de confraternização missionária, e a forma decidida para celebrá-la foi o “Arraiá Missionário”, feito de maneira simples e acolhedora. Neste primeiro ano, a organização do evento foi conduzida pelas pastorais da paróquia, que foram incumbidas de fornecer os quitutes da festividade, vendidos a um preço simbólico de R$ 1,00. A expectativa era receber um pequeno público, composto basicamente pelos fiéis envolvidos nas missões. No entanto, para surpresa de todos, a notícia da festinha junina se espalhou por Tangará da Serra, e a comunidade compareceu em peso.
Diante do sucesso da primeira edição, no ano seguinte, a oferta de comidas típicas foi aumentada, porém, mais uma vez, o evento recebeu um número muito maior de público do que o esperado, o que acarretou em uma demanda de quitutes muito maior do que a prevista. Por oito anos consecutivos, a celebração foi realizada em uma única noite, entretanto, com a crescente adesão do público e uma demanda por melhor estrutura, o evento foi ampliado para duas noites. Mais uma vez, outro sucesso.
Para a edição desse ano de 2025, acolhendo pedidos da população tangaraense, a festividade foi expandida para três noites, com o objetivo de acolher ainda mais famílias da cidade e região.
A propositura destaca o importante papel do Arraiá no fortalecimento de laços entre a comunidade tangaraense, que todos os anos é agraciada com uma variedade de comidas típicas, danças tradicionais, apresentações culturais e, principalmente, com um espaço de encontro, alegria e convivência fraterna. Além do aspecto cultural, o Arraiá também exerce um importante papel social. Os recursos arrecadados durante o evento são fundamentais para obras de melhorias da infraestrutura da paróquia Santa Terezinha, para a reforma do Salão Paroquial e para a construção do Centro Catequético e da Secretaria Paroquial.
Haja visto a sua importância histórica, social, cultural e afetiva para o povo de Tangará da Serra, o texto defende o reconhecimento do Arraiá da Igreja Santa Terezinha como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município.
O projeto foi aprovado por unanimidade, com 13 votos favoráveis, e agora segue para a sanção do Poder Executivo.
Faynystton Missio - Assistente de Imprensa