Aprovado o ‘Maio Roxo’ para conscientização e prevenção a doenças inflamatórias intestinais (DII)

Imagem Ilustrativa - Fonte: Web/UFPEL

A Câmara Municipal aprovou na 19ª Sessão Ordinária (07.06), o PROJETO DE LEI Nº 11/2022 SUBSTITUTIVO, apresentado pelo Poder Legislativo que institui no calendário oficial do município de Tangará da Serra o “Maio Roxo” como o mês de conscientização, prevenção e combate as doenças inflamatórias intestinais.

Com a aprovação unânime dos parlamentares, o período deverá se tornar oficial no calendário tangaraense. De autoria do vereador Hélio da Nazaré (PSD) o PL é dedicado a conscientização das doenças inflamatórias intestinais (DII), através do diagnóstico precoce e do tratamento para doenças como diverticulite, doença de Crohn e retocolite, “o dia Mundial de combate as Doenças Inflamatórias Intestinais ocorre em  19 de maio, sendo assim esse projeto visa instituir no calendário oficial do Município  de Tangará da Serra o Maio Roxo, o qual tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para conscientização e melhoria na qualidade de vida dos pacientes de DII’s. O projeto visa divulgar e informar a existência dessas doenças, onde muitos munícipes não sabem a realidade vivenciada por um paciente que tem a confirmação das DII’s”.

De acordo com a proposta, o mês 'Maio Roxo' terá como símbolo um laço de fita na cor roxa, e os prédios públicos e privados poderão ser iluminados com a cor da campanha, para mobilizar a população, sobre os riscos das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). A matéria volta a tramitar na Casa, na 22ª sessão, prevista para ocorrer no dia 28 de junho, em segundo turno, para concluir o processo de votação,