1º Fórum “Tangará das Águas” será realizado dia 07 de dezembro

 

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

O 1º fórum “Tangará das Águas” teve sua data transferida para o dia 07 de dezembro. A data foi agendada para possibilitar a participação de representantes da Agência Nacional de Águas (ANA). A confirmação da nova data foi feita pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Sílvio Sommavilla (PDT), que está convidando a população e sociedade organizada a comparecer ao evento a partir das 19h, no Plenário Daniel Lopes da Silva, na Câmara. O evento é organizado pelo Poder Legislativo e tem como objetivo discutir meio ambiente, especialmente o tema: água.

“Tangará da Serra passa por um momento em que é extremamente importante discutir esse tema, tanto para a busca de soluções para os problemas que vivemos hoje, como para projetarmos o futuro que desejamos para a cidade. Se queremos um futuro com nossos rios preservados, com água para o abastecimento da cidade e para a utilização nas atividades agrícolas e industriais, é preciso pensar esse futuro desde já e tomarmos medidas para garanti-lo”, afirma o presidente da Câmara, vereador Sílvio Sommavilla.

O 1º fórum “Tangará das Águas” contará com a presença da representante do Comitê da Bacia do Rio Sepotuba, professora, doutora Edenir Serigatto, que fará a palestra “Pela manutenção das águas do Sepotuba” e com o representante da Unemat, o Professor Rivanildo Dallacort, que é engenheiro agrícola, doutor em Agronomia, atua nas áreas de agrometeorologia, irrigação e geoprocessamento, e apresentará o tema “Variabilidade das chuvas na região de Tangará da Serra”.

Durante o fórum, o superintendente de Recursos Hídricos de Mato Grosso, Luiz Noquelli apresentará o Plano Hídrico Estadual de Mato Grosso e o superintendente de Meio Ambiente da Itaipu Binacional Jair Kotz, em painel, apresentará o Programa Cultivando Água Boa (Programa Mundialmente Premiado e indicado pela ONU).

“A Agência Nacional das Águas também estará presente no evento, com o especialista em Recursos Hídricos, Ewandro Andrade Moreira, que participará de um painel com a nossa mediação, em que será discutida a disponibilidade e a captação de recursos da Agência Nacional das Águas”, conta Sommavilla, ao confirmar que o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto terá espaço para apresentação, debate e plenária, em painel, durante o evento.