Vereadores aprovam nominação do PSF Vila Nazaré para homenagear Miguel Romanhuk

Vereadores aprovam nominação do PSF Vila Nazaré para homenagear Miguel Romanhuk

Ao centro a filha de Miguel, Viviane Romanhuk, à direita Sra. Olga Muraro à esquerda Sra. Joana Romanhuk, irmã de Miguel.

O PSF Vila Nazaré, localizado no Bairro Vila Nazaré, receberá o nome de ‘Miguel Romanhuk’ em homenagem ao cidadão falecido em 2013. A nominação proposta através do Projeto de Lei (PL nº 19/2023), de autoria do Poder Legislativo, foi aprovada durante a 17ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira, 30 de maio, em discussão única.

No texto, o vereador proponente Hélio da Nazaré (PSD) justifica que a homenagem se deve ao reconhecimento da Câmara Municipal a este cidadão, à serviço da sociedade, pela contribuição para o desenvolvimento econômico, social e político do Município.

“Em 1987 se tornou assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, para o deputado estadual Jaime Muraro, atuando diretamente no  serviço social e saúde em Cuiabá, agendava consultas, exames, cirurgias e encaminhava os pacientes do estado todo para atendimento, e fazia o transporte dos pacientes para todos os lugares, era conhecido no estado todo pelo bom e dedicado atendimento. Como Secretário de Saúde, o que mais gostava era atender a população, em seu gabinete não tinha porta, o povo tinha acesso direto e livre a ele, sem burocracia. Os olhos dele brilhavam quando atendia a população, ele amava o que fazia, e não media esforços. Deixou um legado de amor ao próximo, e ainda hoje é lembrado por muitos com gratidão e saudade”.

A matéria aprovada por unanimidade, 13 votos favoráveis, segue para sanção do Executivo, e se torna vigente, após a publicação no Diário Oficial do Município. Confira a biografia de Miguel Romanhuk.

 

BIOGRAFIA

Justificativa

Histórico Miguel Romanhuk

*26/11/1953          +18/05/2013

Miguel Romanhuk nasceu em 26 de novembro de 1953, na cidade de Campo Mourão estado do Paraná, na comunidade de Araruna, que atualmente é município, na vila rural de São Miguel. Filho de Natalia Guizum Romanhuk e Augusto Romanhuk eram oito irmãos e ele o terceiro filho. Trabalhou desde infância até a adolescência na agricultura de café junto com seus pais, para estudar ia a cavalo à cidade mais próxima, sempre se esforçando para adquirir conhecimento e ajudar a família.

Na década de 80 se mudou com a família de Araruna, Paraná, para Tangará da Serra, Mato Grosso, chegando aqui começou a trabalhar em uma fazenda. No ano de 1987 foi trabalhar como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, para o deputado estadual Jaime Muraro. Onde a sua função era serviço social e saúde em Cuiabá, agendava consultas, exames, cirurgias e encaminhava os pacientes do estado todo para atendimento. Além de agendar consultas, exames e outros, fazia o transporte dos pacientes para todos os lugares, era conhecido no estado todo pelas autoridades e a população, pelo bom e dedicado atendimento. Nos anos que trabalhou, fez diversas amizades com profissionais de saúde e adquiriu muitos conhecimentos em hospitais, clinicas e outros, que facilitava ainda mais para os agendamentos para os pacientes. Essa função ele fazia com tanta dedicação, amor e alegria, e era conhecido como o Miguel da Saúde, apelido que ele tinha tanto orgulho. Não tinha hora e nem dia da semana, estava sempre pronto a ajudar, sorrindo e alegre. Essa função ele exerceu de 1987 a 1994.

Na gestão do prefeito Jaime Muraro, inicialmente assumiu o setor de compras da prefeitura, e logo após uns meses, se tornou Secretario de Saúde de Tangara da Serra. Enquanto Secretário de saúde construiu e reformou postos de saúde, ampliou a Unidade Mista de Saúde, para melhorar o atendimento a população. Realizava mutirões de saúde nas vilas urbana e rural, mensalmente, pelo conhecimento que adquiriu quando trabalhou em Cuiabá, conseguia trazer várias especialidades médicas que não tinham em nosso município, realizava exames, atualizava cartão de vacina e vários outros atendimentos. Em sua gestão foi inaugurado o banco de sangue, Unitan.

Como Secretário de saúde, o que mais gostava era atender a população, em seu gabinete não tinha porta, pois não gostava e falava que o povo tinha que ter acesso direto e livre a ele, sem burocracia. Autorizava exames, consultas e medicação em pé junto ao povo, sempre com alegria e bom humor. Os olhos dele brilhavam quando atendia a população, ele amava o que fazia, e não media esforços. Não tinha horário para ir a Unidade Mista de Saúde, era de madrugada e o dia todo, de domingo a domingo, gostava de estar lá junto com todos, visitava os pacientes internados e conversava com a população sobre o atendimento que recebiam. Tratava todos os profissionais da saúde com muito respeito, admiração e zelo. O diferencial dele era o amor ao próximo e ao município, sempre disposto a ajudar.

E depois, foi convidado a assumir a secretaria municipal de saúde de Brasnorte, pelo prefeito da época que conhecia seu trabalho como secretário de saúde de Tangará da Serra, ficou por um período, e também fez um belo e excelente trabalho junto à população. Em 2008 se elegeu vereador pela cidade de Tangara da Serra, Mato Grosso, com 2014 votos, sendo vereador mais votado da história do município. Assumiu a presidência da câmara duas vezes, 01.01.2010 à 31.12.2010, 01.01.2011 à 11.07.2011 e 30.09.2011 à 31.12.2011. Por ser presidente da câmara, acabou assumindo a prefeitura Municipal de Tangara da Serra de 12.07.2011 à 30.09.2011, realizando o sonho de ser prefeito mesmo que por pouco tempo. Terminou seu mandato de vereador em 30.12.2012.

Na madrugada do dia dezoito de maio de dois mil e treze as duas horas e vinte e cinco minutos da manhã, ele teve um infarto fulminante aos 59 anos de idade, deixou três filhas Viviani, Nathalia e Julia Romanhuk. Deixou um legado de amor ao próximo, e ainda hoje é lembrado por muitos com gratidão e saudade.