UBS Jardim Europa será nominada ‘Marco Antônio Gonçalves’ em homenagem ao médico

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Europa, será nominada, Marco Antônio Gonçalves, a partir da aprovação ao Projeto de Lei (PL nº 69/2023) de autoria do Executivo, e apreciado em discussão única, na 17ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira, 30 de maio.

Conforme a matéria, a estrutura em construção será uma referência no atendimento básico de saúde, e indica o nome do médico, Dr. Marco Antônio Gonçalves, falecido em 2021, em reconhecimento ao trabalho prestado pelo profissional ao Município, e por sua dedicação a saúde pública.

“Foi médico e chefe do setor de Saúde Indígena/FUNAI na década de 90, atuou como médico do DETRAN neste mesmo período, prestou serviços ao hospital municipal e em vários PSF’s/UBS’s de Tangará da Serra, por aproximadamente 20 anos, dedicou-se a medicina e a cuidar da população do Município, deixando uma história de amor à medicina e a população de Tangará”.

Aprovada por unanimidade, 13 votos favoráveis, a matéria segue para sanção do Prefeito Vander Masson (UB) e se torna Lei a partir da publicação.

BIOGRAFIA

Marco Antônio Gonçalves, nasceu em 06 de dezembro de 1944, no município de Olímpia, Estado de São Paulo, formado como médico pela Universidade de Pelotas - RS, em 1974, vindo para Tangará da Serra-MT em 1975, começando a trabalhar neste mesmo ano, na ASTAI (Associação Tangaraense de Auxílio ao Indigente), realizando a abertura também, de seu primeiro consultório. Em 1978, inaugurou o Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, que encerrou suas atividades em 2001, prestando atendimento humanizado a toda população de Tangará e região. Além disso, foi o primeiro Secretário de Saúde do Município de Tangará da Serra na Gestão de Thais Barbosa.

Adiante, foi Médico e chefe do Setor de Saúde Indígena/FUNAI na década de 90 e atuou como Médico do DETRAN/MT neste mesmo período, até os dias que precederam sua partida, bem como, prestou serviços ao hospital municipal e em vários PSF’s/UBS’s de Tangará da Serra, por aproximadamente 20 anos, dedicando a sua vida a Medicina e a cuidar da população de Tangará da Serra e do Estado-MT. Entretanto, na data de 08 de junho de 2021, aos 76 anos, veio a óbito, deixando uma história de amor à medicina e a população deste município.